Projeto Escolar



PROJETO AGUA
PURISSIMA
ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL DE SANTA ELVIRA

PROJETO AGUA MINERAL PURISIMA

TEMA: O uso sustentável da água e a preservação do meio ambiente.

EQUIPE GESTORA
Paulo Coelho de Oliveira (Diretor)
Maria do Socorro Moreira Gomes ( secretária)
Sueli Rosa de Almeida (coordenadora pedagógica)
Vanderléia da Silva Almeida (coordenadora pedagógica)

PROFESSORA RESPONSÁVEL PELO PROJETO
Ana Modesto Gomes ? Professora de Geografia

COORDENADORES DO PROJETO
Sueli Rosa de Almeida

COORDENADORA DE PROJETOS DA ESCOLA
Maria Maura Costa

COLABORADORES DO PROJETO
Edileusa Fontanelli
Maria Socorro
Tatiana Moreira Costa
Lucrecia Ferreira Vaz

1- Apresentação:
Água tem fundamental importância para a manutenção da vida no planeta, e, portanto, falar da relevância dos conhecimentos sobre a água, em suas diversas dimensões, é falar da sobrevivência da espécie humana, da conservação e do equilíbrio da biodiversidade e das relações de dependência entre seres vivos e ambientes naturais.
A presença ou ausência de água escreve a história, cria culturas e hábitos, determina a ocupação de territórios, vence batalhas, extingue e dá vida às espécies, determina o futuro de gerações. Nosso planeta não teria se transformado em ambiente apropriado para a vida sem a água. Desde a sua origem, os elementos hidrogênio e oxigênio se combinaram para dar origem ao elemento-chave da existência da vida.

2- Justificativa:
Sabe-se que ao entrar em contato com a natureza, através da percepção, a aprendizagem torna-se mais significativa, Por isso, buscamos realizar aulas de campo com alunos do Ensino Médio da E.E. Santa Elvira no Parque Industrial Água Mineral Puríssima. Através de aulas teóricas e da aula de campo pretende-se que o aluno, ao entrar em contato com a natureza e com o espaço geográfico, tenha a oportunidade de entender, de forma abrangente, o processo do uso sustentável da água bem como a preservação que é feito ao meio ambiente neste local, bem como visualizar, além da teoria, a prática, levantando pesquisas sobre o engarrafamento, as formas de reciclagem e o cuidado com a natureza.

3- Objetivos:
3.1- Geral;
? Perceber a importância de estar integrada a natureza e ao espaço, bem como analisar o sistema de captação e engarrafamento de água mineral.

3.2- Específicos;
? Despertar o interesse pelo ensino e aprendizagem nas disciplinas que envolvem o projeto.
? Propiciar ao educando uma melhor compreensão do uso da água potável sem degradar o meio ambiente
? Compreender a importância do local em que se encontra a fonte e como é feita a captação desta água, cuidados necessários.
? Observar a forma de preservação e principais espécies vegetais e animais no local.

4- Metodologia:
As ações deste projeto estão divididas em duas etapas:
Na sala de aula, o tema será introduzido através de aulas e em seguida, o projeto e a proposta de trabalho serão apresentados aos alunos.
Na prática, os alunos e professores visitarão o Parque Industrial da Água Mineral Puríssima para realizar aulas de campo, no dia 28 de setembro de 2011, data agendada pela empresa, onde fará relatórios sobre os assuntos abordados.

5- Público alvo:
Professores e alunos do 1º ano do Ensino Médio da EE Santa Elvira.

6- Disciplinas:
Geografia, Ciências Biológicas, Português, Artes.

7- Recursos:
Textos, mapas, fotografias, aulas expositivas, aulas perceptivas e entrevistas, bem como transporte para a aula de campo.

8- Tempo previsto:
Aulas expositivas - 05
Aula de campo - 01

9- Avaliação ou resultados esperados:
Deverá ser feita de forma contínua, com relatório descritivo da aula de campo, da discussão feita no local pelo representante da empresa, etc. O professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.

10- Referências Bibliográficas:
BRASIL (MEC) Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico, 1999.
Parâmetros Curriculares Nacionais, vol. 9 ? Meio Ambiente e Saúde
http://www.deolhonaagua.org.br/site/projeto.php
http://www.saude.ce.gov.br/nuvis/cevit/rede/serie2/3_Forum_tematico_agendas_intersetoriais_para_o_uso_sustentavel_da_agua.pdf

































Autor: Profª Aninha Modesto


Artigos Relacionados


Terrário

O Ensino Dos Fenômenos Da Corrente Elétrica

Estratégias Tecnologicas Para Reaproveitamento De água Em Engenhos

Plano De Curso Do 7º Ano Do Ensino Fundamental

A Linguagem Cartográfica Nas Aulas De Geografia

Meio Ambiente Na EducaÇÃo

Dia Mundial Da água