Comprar um computador novo ou fazer upgrade no velho?



Imagine que foi lançada a última versão do jogo que você é perdidamente viciado, mas seu computador não tem os requisitos mínimos necessários para que o jogo 'rode' bem.

E agora, o que sai mais em conta: upgrade ou comprar um computador novo? Para responder essa questão, é necessário analisarmos muito bem a situação e garantir que não tomaremos nenhum decisão precipitadamente.

Desde o início da informática o hardware (aparte física) e o software (parte lógica) são dependentes um do outro. Sempre que um equipamento com um hardware 'top de linha' é lançado, novos programas, sistemas e aplicativos são criados. Esses por sua vez exigem um hardware mais avançado que os das versões anteriores e aí se perpetua o ciclo infinito da evolução tecnológica.

Sempre que se fala em upgrade de hardware, uma série de questões devem ser cuidadosamente verificadas, entre elas podemos citar: O processador é realmente defasado? Existe a possibilidade de instalar mais memória? Existe necessidade de um novo disco rígido? A placa mãe suporta upgrade? Eu saberia fazer a instalação dos novos componentes?

Essas questões devem ser respondidas com muito cuidado e bom senso. Não adianta você comprar um super disco rígido de 1 terabyte se sua placa mãe não suporta isso tudo. O mesmo vale para a memórias, pois alguns modelos não possuem versões mais modernas ou mesmo deixaram de ser fabricadas. Em alguns casos a única possibilidade de upgrade é a substituição da placa mãe, o que consequentemente o obrigaria a trocar também o processador. Possivelmente as memórias atuais seriam incompatíveis, o cooler, etc..

Além de toda essa parte 'teórica' do upgrade, deve-se levar em consideração o conhecimento técnico de quem vai fazer a instalação. Existem componentes específicos compatíveis com modelos específicos de cada um dos itens que compõem um computador. Além disso, um dedo num lugar errado pode causar a queima do componente. Por isso recomenda-se que o processo de instalação seja feito por profissionais, preferencialmente com conhecimento no assunto.

Já tem a resposta para todos os itens acima? Já sabe quanto vai custar? Se não, é hora de pesquisar! Considere o valor final de cada item, some o total e acrescente o valor de mão de obra. Se todo seu upgrade tiver um custo igual ou maior que 80% do valor pago pelo equipamento, não vale a pena.

Além disso, é certo que muito em breve ele ficará defasado novamente e a possibilidade de upgrade provavelmente será nula. Nesses caso vale mais a pena investir um pouco mais e comprar um computador mais moderno, que não terá necessidade de um upgrade por no mínimo 2 anos.


Autor:


Artigos Relacionados


Dicas Para Comprar Seu Computador.

Processo De Aquisição De Um Micro Computador

5 Vantagens De Se Ter Um Storage Em Sua Empresa

Como Montar Um Computador

Processo De Aquisição De Um Micro Computador – Parte 2

Xbox 360 - Videogame Redefinido

Análise De Compra De Notebook