Quais são as etapas de um planejamento de marketing eficaz?



O planejamento de marketing serve, basicamente, para melhorar a atuação de uma determinada empresa no mercado, de modo que, ela possa captar mais clientes, fidelizar clientes antigos, aumentar as vendas e a participação no mercado, obter mais lucro e alavancar o crescimento econômico dela mesma e, ainda, o crescimento do bairro, da cidade, do estado e do país onde ela está situada.

Não podemos esquecer que as empresas geram empregos, melhoram as condições de vida dos empregados que trabalham para ela por meio de salários e outros benefícios. Mas para que isso tudo ocorra, é preciso que a empresa tenha um planejamento de marketing adequado. E esse planejamento consiste em:

  • Planejamento: a etapa de planejamento consiste em levantar informações sobre a empresa, sobre o mercado onde ela deseja atuar, bem como os potenciais clientes, colaboradores e fornecedores. Essa etapa também compreende a elaboração de objetivos e metas, além das estratégias de marketing que serão realizadas para a conquista dos resultados desejados;

  • Implementação: depois que as informações essenciais a respeito da empresa, do mercado, dos clientes, fornecedores e colaboradores, são levantadas, inicia-se a fase de implementação que, por sua vez, é composta de um plano de ação. Com base nesse documento, uma agência de marketing em combinação com os principais executivos da empresa em questão, poderão identificar, relacionar e realizar ? por ordem de prioridade -, as ações necessárias de implementação. A criação de um cronograma é de extrema importância nesse processo;

  • Análise e controle: essa etapa compreende a implantação de ações corretivas e preventivas em torno das ações e do planejamento de marketing em geral.

Como se pode ver, o planejamento de marketing é um documento imprescindível na esfera das empresas que querem obter sucesso em seus negócios. Ele pode ser implementado pelas agências de marketing ? sempre em combinação com os executivos da empresa contratante -, pois essas agências possuem um know-how (experiência prática) avançado em boas práticas mercadológicas.


Autor: Marcos Fernando Bitencourt


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