A Importância da Formação Continuada na Prática cotidiana do Docente



A Importância da Formação Continuada na Prática cotidiana do Docente


Analisando a formação de professores no Brasil vem ganhando expressivamente em discussões nacionais somente a partir dos anos 80, pois é a partir desse período que se observam políticas voltadas à valorização da formação inicial e continuada dos docentes. Esta vem sofrendo alterações de acordo com a visão de educação que se constrói em cada momento político ? histórico vivido pela humanidade.
Posso hoje compreender, diante de tanta leitura e fundamentação, que a formação continuada é a essência para a prática do professor. Devido ao avanço educacional, faz-se necessário esse docente estar em constante busca de melhorar sua prática de forma reflexiva, enfrentando assim as dificuldades impostas pela realidade de sala de aula. Essa formação, tanto inicial como a continuada, receberam grandes incentivos do governo federal, através de Leis e atos normativos, que fundamentam e auxiliam os Estados e Municípios na construção de uma estrutura de valorização do profissional docente, como se pode perceber nos Referenciais para a Formação de Professores proposto pelo MEC e no Plano Nacional de Educação.
De acordo com as realidades observadas, foi possível identificar também alguns pontos que podem ser vistos para otimizar esse processo como: melhor planejamento dos momentos de formação continuada, autonomia que permita aos professores participarem no planejamento da formação continuada considerando que na escola esse momento acontece para eles, diversificação das metodologias aplicadas na formação, tornando esses momentos mais dinâmicos e principalmente que se realize uma pesquisa entre os professores para diagnosticar as necessidades de formação continuada antes da elaboração de qualquer proposta de formação.
Então, faz-se necessário uma pesquisa mais abrangente que possibilite uma visão mais ampla do trabalho dessa formação junto aos professores, principalmente no que corresponde ao atendimento das necessidades de formação continuada dos mesmos, paraque se faça uma análise de forma mais consistente das políticas e práticas da formação continuada desenvolvidas até agora.
Contudo, o presente trabalho vem contribuir para novas reflexões acerca da formação continuada, visto que essa formação também permitirá uma educação de qualidade, posto que o professor poderá desenvolver pesquisas sobre sua prática, contribuirá no processo ensino ? aprendizagem do aluno e no desenvolvimento pedagógico em seu contexto educacional. Dessa forma, conclui-se apresentando algumas recomendações que este estudo autoriza: Indicar professores formadores devidamente preparados para estarem em contato com os docentes, dinâmicos, buscando valorizar a profissão do pedagogo, fazendo com que esses profissionais estejam formando professores.
Haver um calendário já estabelecido no início do ano letivo, com todas as formações disponíveis, para que assim, os professores possam se organizar para assim, poderem participar; tendo conhecimento das reais necessidades de formação dos docentes da escola deve buscar trabalhar nesse foco, não apenas oferecer cursos, que muitas das vezes são repetidos, e ministrados sem dinamismo e novidades mas questionar os professores para atingi-los naquilo que precisam em termos de aquisição de conhecimentos.





Autor: Sandra Regina Frederico De Lacerda De Lima


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