Artigo de opinião sobre a eutanásia



O direito à vida é inviolável, ninguém possui poder suficiente para acabar com a vida de alguém. A eutanásia ? palavra que designa "boa morte" ? é uma prática intolerável e condenável em alguns países, utilizada para acelerar a morte de uma pessoa que esteja em estado terminal, ou ainda, que não tenha mais motivos físicos, funcionais e mentais para viver. Tal procedimento visa apenas a mais sofrimento às famílias e, portanto, deve ser punido com as mais severas medidas.

A eutanásia é tida como uma usurpação à vida humana. "É chocante e até irônico constatar situações em que a mesma sociedade que negou o pão para o ser humano viver, oferece-lhe a mais alta tecnologia para ?bem morrer?". Nesta frase, o padre camiliano Léo Passini condena a atitude da sociedade em encontrar novas tecnologias para algo que não visa a um bem, mas, uma maior "carga" de sofrimentos.

O que poucos sabem é que, infelizmente, na Bélgica e na Holanda a prática da eutanásia é legalizada. Porém, em países em que essa legalização não foi permitida, a prática por qualquer indivíduo pode acarretar prisão com pena de 12 a 30 anos, contudo, a pena pode ser reduzida para de 6 a 20 anos, uma vez que a prática seja realizada com o consentimento do paciente.

Estar em "estado vegetativo" não significa estar sujeito à eutanásia. Pesquisadores médicos realizaram numerosos estudos para determinar quantas pessoas no denominado "coma irreversível", de fato, voltaram deste estado. Um desses estudos mostrou que de 84 pessoas a quem os médicos consideram estarem em um "estado vegetativo persistente", 41% recuperaram a consciência dentro de seis meses e 58% dentro de três anos.

Um exemplo do fato supracitado é o caso de Harold Cybulski, que já estava desacreditado pelos médicos, por estar em um coma considerado irreversível. Já estavam prontos para desligar os aparelhos que o mantinham vivo. Mas, quando seu neto entrou no quarto e gritou "Vovô", Cybulski sentou-se e pegou o neto no colo. Seis meses depois, estava levando uma vida completamente normal.

A vida é nosso bem maior, uma dádiva de Deus. Não pode ser destruída por consentimento de um médico ou parente. Se não aceitamos a pena de morte, não devemos, portanto, aceitar que se tire a vida de um ser humano, para assim, como se pensa, poupar sofrimento ou diminuir gastos ao governo. A eutanásia é um crime e deve ser punida exemplarmente.


Autor: Amanda Prates Domingues


Artigos Relacionados


A Vida é Um Direito, Não Um Dever.

Eutanásia

Eutanásia: Aspectos Jurídicos E Bioéticos

Ortotanásia, Distanásia E Eutanásia Na Consciência Médica.

O Direito A Vida

Eutanásia E A Responsabilidade Criminal Do Agente à Luz Do Princípio Da Dignidade Da Pessoa Humana

Enfermagem E Eutanásia: Um Enfoque Com Novas Tecnologias, Velhos Problemas