O Que é Inteligência Competitiva?



Iseurat-georges-seine-grande-jatte-2602499.jpg

Leonard Fuld em Inteligência Competitiva, Editora Campus, Elsevier, 2007, escreve que não existe melhor maneira de compreender a perspectiva competitiva do que visitar um museu de arte.

Fuld afirma que a escola dos impressionistas, conhecida como pontilhismo, vigorosa no final do século XIX, reproduz cenas completas com milhares de pontos coloridos em vez de linhas contínuas.

Ao olhar de perto, somente pontos. Ao afastar-se, pode-se ver um campo de flores, pessoas passeando, entre outras.

Como lição preferida, Fuld, cita The Seine at the Grande Jatte, de Georges Seurat (acima). Perto não se vê a imagem do barco a vela movendo-se lentamente pela água, Ao afastar-se é possível ver a imagem.

Na opinião de Leonard Fuld, desenvolver inteligencia competitiva é semelhante a criar uma pintura pontilhada.

Seu objetivo não é criar uma imagem perfeita, mas uma imagem representativa da realidade (como Seurat fez ao criar sua cena serena com o mínimo de pontilhados).

Inteligencia é usar informação de forma eficiente e tomar decisões com uma imagem menos do que perfeita. É ver claramente sua concorrência, compreender a estratégia e agir antecipadamente com esse conhecimento.

Se você é o primeiro a ver a imagem claramente, você percebe que está à frente no mercado e de sua concorrência. Com isso, você obtém vantagem competitiva.

Inteligência - como um insight a respeito das condições competitivas ou uma previsão sobre novas oportunidades de mercado - é produto de uma mente perceptiva.

É ver o quanto for possível da imagem, o mais rápido possível, e agir antes que a imagem perfeita se forme.

Inteligência é tomar decisões críticas com conhecimento imperfeito, mas razoável, e com um grau de risco, afirma Fuld.

E é por isso que Inteligência Competitiva, segundo Kahaner (1996), citado pelo Professor Jerry Miller em O Milênio da Inteligência Competitiva, Bookman, 2002, é um imperativo devido a fatores como a velocidade dos processos de negócios, a sobrecarga de informações, o crescimento global do processo competitivo com o surgimento de novos participantes, a concorrência cada vez mais agressiva, as rápidas mudanças tecnológicas e as transformações acarretadas pela entrada em cena global de entidades como a União Européia (UE) e o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta).


Autor: Alfredo Passos


Artigos Relacionados


O Conceito De Inteligência Competitiva

Atenção Ao Mercado

Inteligência De Mercado é Destaque Na Folha De S.paulo

Inteligência Competitiva Para Sua Empresa Crescer

Inteligência Competitiva Para Pequenas E Médias Empresas

Nasce Uma Nova Profissão: Inteligência Competitiva

Como Lidar Com A Concorrência?