A INFLUÊNCIA DA MARCA NO COMPORTAMENTO
A atual rapidez com que ocorrem as mudanças socioeconômicas e tecnológicas faz surgir um cenário altamente competitivo para as empresas, o qual exige a constante busca por um diferencial que possibilite às organizações a satisfazerem as necessidades dos seus
consumidores. Nesse sentido, as marcas assumem um importante diferencial competitivo ao possibilitar a criação de uma relação com os consumidores, transmitindo valores e significados (PINHO, 1996).
[...] enquanto produtos, processos e até design podem ser copiados, a
experiência de um consumidor com uma marca é única: é o resultado de uma história de marketing e relações que não podem ser copiadas. É neste sentido que as marcas podem se tornar um grande diferencial competitivo. (KELLER, 1998, p.75)
Entender o comportamento do consumidor em sua plenitude é uma tarefa
multidisciplinar que demanda conhecimento de psicologia, economia, antropologia, sociologia, mercadologia e outras disciplinas (BLACKWELL; MINIARD; ENGEL, 2005).
Pois diversos fatores como a cultura, crenças, valores, desejos e outros tão subjetivos moldam sua personalidade e influenciam o processo de decisão de compra (KOTLER, 1998).
Este estudo justifica-se pela importância das organizações direcionarem seu foco no mercado a fim de conhecer as reais necessidades e desejos dos consumidores. Seu objetivo é analisar a influência da marca nos processos de decisão de compra do consumidor e avaliar de que forma a sua imagem pode se tornar um diferencial competitivo para as empresas.
Autor: Silvio Sousa
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