Coaching Cognitivo
Desse modo, mantém o método do Coaching, mas torna-o mais poderoso, uma vez que se trabalha com a reestruturação cognitiva.
Coaching = FOCO + AÇÃO + RESULTADO + MELHORIA CONTÍNUA
Modelo Cognitivo
O Modelo Cognitivo é a teoria de que o que pensamos influencia nossas emoções e comportamentos. Desse modo, nega-se a ideia de que são as situações que fazem com que nos sintamos de determinado modo e que nos levem a certos comportamentos. Dentro da visão do Modelo Cognitivo, as situações geram percepções em nós e, são estas que produzem como consequência determinadas emoções e ações (comportamentos).
Através dessa explicação fica mais fácil de compreender a frase do Ex-Primeiro Ministro Britânico Winston Churchill:
"O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade."
Do mesmo modo que duas pessoas podem ver o mesmo copo com água e percebê-lo como meio cheio ou meio vazio; não é a situação ou o estímulo que é diferente, mas o modo como cada um o percebe.
O Modelo Cognitivo aplicado ao Coaching
Quando utilizamos Coaching com um profissional que possui crenças limitantes, ele apresenta muita dificuldade em enxergar além e desse modo, sua visão restrita influencia diretamente em suas ações. Mesmo com a ferramenta tão poderosa que é o Coaching, ainda assim esse indivíduo não desenvolve todo o potencial que há dentro de si. No entanto, quando há a possibilidade de questionar e desafiar essas crenças negativas que levam a um modo de pensar limitado, pode-se então conseguir verdadeiras maravilhas.
Através do desafio dessas crenças e pensamentos negativos o coachee percebe que torna-se mais autoconfiante em si mesmo e seus objetivos, assim como seus comportamentos eficazes acontecem com muito mais facilidade e fluidez.
Com a compreensão que suas percepções afetam diretamente suas emoções e comportamentos e com a experiência prática disso, uma vez que ao buscar formas alternativas de pensar mais adequadas ao momento, o coachee alcança melhores resultados. Atinge-se então uma das metas do Coaching Cognitivo, que é a reestruturação cognitiva (mudança no modo de se pensar).
Coaching Cognitivo: Caminho para o Sucesso
O Coaching Cognitivo é um processo prático, orientado à ação e que permite trabalhar com inigualável eficácia o tão buscado CHA (conjunto de conhecimento, habilidade e atitude).
O conhecimento interno do coachee é promovido através do questionamento (que é uma premissa no coaching: o coach questiona muito, afirma pouco) e o conhecimento externo através de tarefas como pesquisa, ir a campo, etc... O desenvolvimento de habilidades se dá durante o processo, já que este permite e estimula esse treino dos comportamentos tanto em sessão quanto fora. A atitude, que envolve o querer fazer, estar motivado, arriscar-se e comprometer-se é um dos fatores mais importantes para manter o processo em andamento. Todos já devem ter tido uma experiência de desanimar-se frente a um projeto profissional ou de vida e a consequência pode ter sido maior dificuldade na execução do mesmo ou ainda uma queda no resultado. Como no Coaching Cognitivo trabalha-se a todo momento com as percepções do coachee frente as diferentes situações de sua vida, consegue-se mantê-lo atento a possíveis pensamentos ou crenças que o desmotivariam e logo lidar com elas de maneira positiva.
Desse modo o Coaching Cognitivo é uma poderosa ferramenta para se alcançar com sucesso tanto os projetos de cunho pessoal quanto profissional.
Coaching Cognitivo = META + ESTRATÉGIAS + AVALIAÇÃO + AÇÃO + RESULTADO + MELHORIA CONTÍNUA
Autor: Thaís Petroff Garcia
Artigos Relacionados
Coaching Não é Mentoring
Papo De Coaching Com Thiago Cury
Papo De Coaching Com Thiago Cury
Coaching Pessoal E Coaching Profissional
Papo De Coaching Com Thiago Cury
Cursinho Ou Coaching?
O Que é Coaching?