10 Dicas para Liderar uma Equipe



Antigamente o papel dos gestores era restrito apenas a delegar ordens, prorém a situação mudou completamente no últimos tempos.
Nos dias de hoje as empresas esperam muito mais dos seus gerentes, pois eles podem ser agentes multiplicadores da cultura organizacional e podem ser uma das principais razões de influência para o bom ou o mau resultado. Além disso, os gestores são vistos como os principais agentes responsáveis pela motivação dos profissionais.
As empresas da atualidade também buscam a obtenção de resultados baseados nas equipes, melhor produtividade, otimização, eficiência e qualidade, para com isso obter maior satisfação dos seus clientes e também a redução de custos operacionais.

1. Saiba quem é quem: Um fator importante ao assumir a liderança de uma equipe é saber quem são os integrantes da mesma. Faça uma reunião de bate papo com a equipe e outras mais se forem necessárias. Tente identificar o perfil de cada um, como eles pensam e agem. Isso facilitará o trabalho de liderança, obtenção de colaboração e resultados e até mesmo em momentos que você necessita fazer uma correção de postura ou atitudes individuais. Lembre que cada membro possui sua própria e diferente forma de pensar e tente identificar a melhor maneira de como agir com cada membro da equipe.

2. Proximidade: Um líder deve manter-se próximo à sua equipe. Nesse caso, o distanciamento refere-se ao fato de que a liderança precisa participar do dia-a-dia das pessoas que convive. Uma boa prática é ter uma listagem das datas de aniversários e parabenizar verbalmente, com um aperto de mão.

3. Transparência: Mostre sempre transparência nas suas ações. Quando for necessário adotar uma mudança que envolva todos os membros da equipe, faça uma reunião e comunique a informação pessoalmente. Não deixe que os seus subordinados saibam das "novidades" através de terceiros. Seja honesto e verdadeiro, mesmo que muitas vezes você tenha que dizer coisas que irá "doer" em alguém. A transparência e sinceridade são um dos pontos que atrai a confiança da equipe.

4. Ouça, mas também argumente: Lembre que você não é o dono da verdade e que você não trabalha sozinho; e acima de tudo lembre que o seu trabalho depende dos outros. Em reuniões, além de comunicar informações, abra espaço para que as pessoas tirem dúvidas e apresentem sugestões quando for o caso. Quando apresentar uma proposta à sua equipe, seja assertivo. Simplesmente não jogue uma decisão que foi tomada como sendo a "verdade única". Apresente argumentos que convençam sua equipe que a atitude adotada trará resultados positivos a todos. Lembre-se que uma equipe só atinge metas, quando acredita que é possível alcançá-las, mesmo que sejam difíceis.

5. Entenda e Aprenda: Além de saber expressar suas ideias e apresentá-las, o líder precisa exercitar a prática não apenas de ouvir, mas de escutar. Ou seja, prestar atenção ao que as pessoas falam e tentar aprender com isso. De toda a conversa ou explicação existe algo que podemos aprender ou tirar proveito, mesmo que a opinião da outra pessoa seja contra a sua. Tente entender o seu ponto de vista, não critique e aprenda com isso.

6. Esteja sempre alinhado e equilibrado: Muitas pessoas possuem um grande potencial, mas quando precisam falar em público se prendem e não realizam uma boa comunicação. Para o líder conquistar a confiança da equipe é fundamental que ele consiga se expressar de maneira correta, sem mostrar tensão. Muitas vezes, durante uma reunião é comum que o gestor mostre tensão ao falar para uma equipe. E quando isso ocorre, o gestor talvez transmita insegurança naquilo que ele próprio deseja repassar aos liderados. Outro exemplo é quando o gestor está tenso com alguma coisa ou até mesmo irritado. Você nào deve transmitir sentimentos internos aos membros da sua equipe ou você fará com que eles sintam sensações de desconforto ou insegurança.

7. Individualismo e Feedback: Caso um colaborador solicite uma conversa individual, não se negue a ceder alguns minutos do seu expediente. O membro da sua equipe pode levar um assunto que interfira tanto no desempenho dele ou dos demais colegas de trabalho. Da mesma forma, quando você achar necessário ter um minuto de conversa particular com seu membro de equipe, não exite. Muitas vezes esses momentos ajudam na aproximação entre lider e liderado. Aproveite esses momentos para passar feedback. Feedback é uma ferramenta essencial a quem deseja ser líder. Nunca deixe a sua equipe sem retorno em relação a alguma solicitação apresentada individualmente ou coletivamente. O feedback também é uma ferramenta importante para que você identifique quais seus pontos fortes e aqueles que precisam ser trabalhados. Esteja preparado a ouvir opiniões sobre seu próprio desempenho.

8. Não se acomode: Se sua equipe ou um funcionário está dando sinais de uma performance abaixo do esperado pela organização, não deixe que o problema ganhe grandes proporções. Converse individualmente com cada colaborador. Em seguida, trace um plano de ação e compartilhe com sua equipe. Para que uma equipe tenha um bom desempenho, atinja e supere metas é necessário que o líder tenha consciência de que cada funcionário possui suas limitações individuais.

9. Você não é o dono da verdade: Muitas vezes, um líder "peca" quando acredita que não comete erros. Por isso, preste atenção às reações dos seus subordinados em relação ao seu comportamento, à sua forma de gerir, às suas decisões a equipe.

10. Desenvolvimento: Não é porque você possui um cargo de liderança que precisa ficar na zona de conforto, pelo contrário. Vá à busca do conhecimento, do autodesenvolvimento. Você só tem a ganhar e sua equipe também. As mudanças são uma constante no meio corporativo e essas, por sua vez, geralmente exigem que o profissional desenvolva tanto competências técnicas quanto comportamentais. Se for o caso de rever certos conceitos pessoais que interfiram na sua relação com os membros da equipe, trabalhe os seus pontos fracos.
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