Fonética e Fonologia: dois aspectos de grande importância no ensino de Língua Inglesa
A pronúncia das palavras em Língua Portuguesa na maioria das vezes é representada da mesma forma que a escrita. Na Língua Inglesa é diferente, e o fato de ser diferente, acaba dificultando a aprendizagem da desta língua por aprendizes que tem como língua materna o português. Pode-se observar que alunos em nível básico de Língua Inglesa pronunciam palavras da mesma forma como ela é escrita, e muitas vezes não fazem a distinção entre a fonética portuguesa da fonética inglesa. Um exemplo disso é a palavra apple /ÈæpYl/, onde esses alunos ao fazer uso da fonética portuguesa poderão erroenamente pronunciar ápli /a:pli:/.
É através da fonética e da fonologia que aprendizes de língua estrangeira poderão aprender a pronúncia correta de cada palavra, e para isso o professor de Língua Inglesa deverá ter o conhecimento do sistema fônico tanto de sua língua quanto da língua ensinada, para que este possa resolver problemas de interferência, desenvolvendo estratégias que auxiliem o aluno a superar a tendência de transpor o sistema fonético/fonológico de sua língua para a língua estudada. Além de ter o conhecimento dos sistemas fonológicos, o professor de Língua Inglesa, deverá também apresentar aos seus alunos esses sistemas de maneira detalhada para facilitando assim o aprendizado.
Referência
MUSSALIN, Fernanda; BENTES, Anna Christina. Introdução a lingüística 1: domínios e fronteiras. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2004. p.105-180.
Autor: Tatiane Da Silva Bispo
Artigos Relacionados
A Pronúncia Do Fonema ''th'' Na Língua Inglesa: Uma Análise Detalhada
As Particularidades Entre A FonÉtica E A Fonologia
A Importância E Aplicabilidade Prática Da Fonologia E Estrutura Verbal Da Língua Espanhola
A Contribuição Da Fonologia Para A Alfabetização
Metodologia Aplicada No Ensino De LÍngua Inglesa Na Escola Estadual Tobias Barreto
Escola De Idiomas Pode Ajudar Na Pronúncia
Proposta De Minicursos Na Área De Letras