BENEFICIOS DA UTILIZAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPEUTICO: UMA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM



INTRODUÇÃO
O cuidado de enfermagem pediátrico é muito abrangente pois envolve execução de técnicas, conhecimentos sobre a patologia, necessidades físicas e psíquicas. Além de tudo é fundamental estabelecer um "relacionamento" com a criança e seu responsável com a finalidade de melhorar a qualidade de atendimento e uma melhor resposta da criança ao cuidado.1
Para a criança, independente de sua faixa etária, de seu desenvolvimento ficar hospitalizada pode ser um procedimento muito assustador e as vezes traumatizante pois para a criança tudo que ela irá viver no processo de internação é "estranho", diferente de todas as atividades por ela já vivenciadas, a rotina está totalmente alterada, o ambiente é diferente de sua casa, ela se encontra muito distante de sua realidade, longe de seus familiares e amigos e sendo obrigada a estabelecer vínculos com os profissionais de saúde. Para a criança essa estapa de criar vínculos com os profissionais de saúde pode ser muito difícil pois ela entende que são eles que lhes causam "dores" com certos procedimentos invasivos, para elas as vezes se torna difícil compreender que a equipe de saúde está ali para cuidar da mesma. 2
Quando a criança se sente inssegura, com medo da hospitalização seu processo de adoecer pode ser agravado e muitas vezes a equipe de saúde não está atenta a este detalhe, muitas vezes não é dado o real valor as questões psicológicas da criança e sua família que é quem lhe acompanha. A partir daí surge à necessidade de ter o brinquedo terapêutico ao alcance da criança hospitalizada, brinquedo este que irá minimizar seus transtornos e suas "carências" enquanto criança e criança hospitalizada. 3
O brinquedo terapêutico é um grande aliado dos pofissionais de enfermagem pois ele facilita a relação entre o profissional e a criança, auxilia no processo de compreensão da criança mediante aos processos que ela passará. Para muitos profissionais pode parecer fútil, mas brincar é importante para a criança e a equipe tem de estar apta a compreender e enxergar esta necessidade criando meios onde haja a realização de brincadeiras, vínculos com outras crianças e programas educacionais infantis. O ato de cuidar deve ir sempre além da patologia, deve está centrado no bem estar da criança de modo geral, em todas suas necessidades enquanto crianças. Uma vez que a criança se relaciona com outras, que ela se sente amparada, que ela brinca, ela sem duvidas irá responder melhor aos seus tratamentos, pois afasta seus medos e suas tristezas, conseqüentemente o processo de internação se torna menos traumático. 4
O brinquedo terapêutico é um brinquedo estruturado para a criança aliviar suas tensões, suas ansiedades causadas por qualquer experiência atípica para a idade, deve ser utilizado sempre que a criança tiver dificuldade em compreender ou lidar com uma experiência difícil, ou ainda ser preparada para procedimentos invasivos e ou dolorosos.

Desta forma, tem-se como problema norteador do estudo: Quais estratégias ressaltam os benefícios de utilizar o brinquedo terapêutico durante o cuidado de enfermagem à criança hospitalizada? Nesta perspectiva, o objetivo deste artigo trata de Promover estratégias que ressaltem os benefícios de se utilizar o brinquedo terapêutico durante o cuidado de enfermagem à criança hospitalizada.
Justifica-se a realização deste trabalho por através do relato de muitas mãe não compreenderem o porque de se utilizar o brinquedo terapêutico como mecanismo de intervenção de enfermagem e alguns profissionais de saúde desconhecerem o seu uso e seus benefícios.Tem-se como expectativa de contribuições orientar profissionais de saúde e responsáveis por menores hospitalizados o quanto o brinquedo terapêutico é importante no processo de internação tanto para os profissionais quanto para a criança.

METODOLOGIA
Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória na qual foi escolhido por mim um hospital onde havia um numero significativo de crianças hospitalizadas que faziam o uso de brinquedo terapêutico e de crianças que não ultilizavam o brinquedo terapêutico. Foi assim escolhido por mim 10 crianças que utilizavam o brinquedo terapêutico e feito para elas algumas perguntas tais como: você faz uso de algum brinquedo aqui do hospital? Gostou da boneca que foi usada para cuidar de você? Você teve medo da boneca? Como você prefere ser cuidado com ou sem a boneca? Já para suas respectivas mães (acompanhantes) foi perguntado:Você sabe para que serve a utilização do brinquedo terapêutico? Você considera que ao utilizar o brinquedo terapêutico a criança reage melhor aos estímulos? Qual a sua opiao sobre a ultilização do brinquedo terapêutico no porcesso de hospitalização? Você gostaria que sempre que necessário realizar algum procedimento a equipe de enfermagem utilizasse o brinquedo terapêutico?
Para a realização das perguntas foi sugerido por mim o anonimato de todos os entrevistados, pais e crianças. As crianças foram escolhidas de forma aleatória, idependente de sexo, patologia, idade e tempo de internação. Foi necessário apenas que as crianças conseguissem verbalizar se gostavam ou não do brinquedo terapêutico e se já fizeram o uso de tal.
Todos os dados foram coletados e analizados de forma que pudessem servir de base para a conclusão deste artigo.

RESULTADO DE DISCUSSÃO
Após a coleta de dados pude perceber que 7 dos pais entrevistados não sabiam o porque da utilização do brinquedo terapêutico, não sabiam se ele era realmente importante ou se servia apenas para distrair a criança durante o processo de intervenção de enfermagem, os pais relataram ainda que com a utilização do brinquedo terapêutico as crianças aceitavam melhor o procedimento que lhe seria feito. Que muita das vezes a criança tinha medo de algum processo que ela passaria e que após conhecer e utilizar o brinquedo terapêutico ela perdeu o medo e esqueceu muita das vezes que estava no hospital, que certos "traumas" devido a internação puderam ser superados com a utilização do brinquedo terapêutico.
Os pais puderam relatar que a criança passou a demonstrar seu sentimento enquanto criança internada tratando o boneco e expressando o que ela sente dando "vida" ao boneco, elas agem como se elas fossem os profissionais e o boneco as crianças internadas.
As crianças relataram que não tiveram medo do boneco, que gostam de quando ele está por perto pois ele é seu "amigo", que gosta de ter o brinquedo terapêutico pois ele parece com ela e ela quer cuidar bem dele, outras disseram que gostam do brinquedo pois assim elas se sentem em casa.
Após analizar que mesmo sem saber para que serve o brinquedo terapêutico obtive uma boa aceitação de modo geral, tanto de pais quanto das crianças resolvi então promover uma estratégia de orientação para profissionais e pais para que houvesse o incentivo do brinquedo terapêutico no processo de assistência de enfermagem para crianças hospitalizadas visando um bem estar geral da criança e tendando minimiar qualquer transtorno emocional causado pelo processo de hospitalização. Foi realizada assim uma palestra para os profissionais e após esses profissionais estarem mais capacitados a falar do assunto e demonstrar tamanhos benefícios que o brinquedo terapêutico pode causar os mesmos se dividiram entre muitos outros hospitais da região levando informações sobre a utilização do brinquedo terapêutico no processo de assistência de enfermagem a criança hospitalizada e demonstrações práticas com o uso do brinquedo terapêutico.
Após as palestras recebemos notificações dos hospitais por onde passamos com respostas positivas sobre nossa proposta de intervenção na assistência das crianças hospitalizados pois os profissionais dos diversos hospitais relataram que após utilizar o brinquedo terapêutico as crianças reagiram melhor aos estímulos e principalmente estão bem mais felizes, menos traumatizadas e toda essa alegria resplandece nos pais que sentem que seus filhos estão sendo mais bem cuidados pois vêem a importância para nós profissionais de saúde proporcionar o bem estar de seus pequeninos. Sendo assim, atravez de nosso objetivo de promover a orientação quanto ao uso do brinquedo terapeuutico conseguimos trasmitir conforto, facilitação de comunicação entre a criança e a equipe, bem estar físico e emocional da criança hospitalizada e conseguimos instrumentalizar a equipe sobre a importância do brinquedo terapêutico.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
Molina RCM, Patricia LRV, Sonia AC, Luciana OB, Sonia SM. Família nas unidades de terapia intensiva pediátrica e neonatal, visão da equipe multidisciplinar.
Friedmann A, organizador. O direito de brincar. São Paulo 1998.
Thompson ED. Uma introdução a enfermagem pediátrica.
Ribeiro PJ. A ultização do brinquedo terapêutico como um instrumento de intervenção de enfermagem.

Autor: Shaiene Cruz Pereira


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