A Necessidade de Escrever



Este é o primeiro artigo que escrevo e o tema que escolhi abordar parece ser bastante oportuno "O porquê alguém escreve?". Há um tempo me pego refletindo sobre esta necessidade de escrever e das respostas que havia encontrado para tal pergunta, entre elas vaidade; prazer; a oportunidades de um bom emprego uma me parece em fim ter um sentido "um autor escreve para descrever o seu mundo, seu universo.", de fato as primeiras escritas registradas em nossa História são os desenhos nas cavernas, os quais retratam aquele universo de caça, rivalidade territorial e promiscuidade.
Então escrever sua cultura é natural no Homem não se trata de algum positivado, mas antes essencial. O que mais reforça esse argumento é a história de um autor, que posso dizer ser amigo. O escritor mineiro Osmildo Caitano é uma figura paradoxal. Não desejo que os leitores me encarem como um homem com preconceitos, mas apenas reforço à ideia de boa surpresa que foi conhecer esse escritor.
Eu o conheci há uns 4 anos, enquanto plantava eucaliptos em uma terra de propriedade de minha família. Ele um dos trabalhadores rural, os quis busquei para ajudar nas tarefas. Em um dos horários de descanso, não me recordo mais como, surgiu o assunto sobre leitura, Osmildo me dissera que tem uma boa carga anual de leitura em média de 4, 5 livros por ano o que para os brasileiros é raro, porém a maior surpresa foi quando me disse que havia escrito 40 livros sobre os mais variados temas desde poesia até crônicas alguns já publicados.
O que Osmildo me contara ainda que para publicar um dos seus livros teve que vende um terreno devido à falta de apoio, este livro tem por título "Os Vagabundos Também Sonham", livro que narra à vida de um homem que se torna um mendigo como forma de autopunição por não ter dado valor a sua família colocando uma obsessão pelo emprego em primeiro lugar. Comprei ali mesmo um exempla (é o modo como o autor coloca seus livros no mercado, venda porta a porta.) e depois de ter lido mostrei a outras pessoas q eu tiveram uam opinião positiva sobre o livro e o autor.
O autor me disse que é neste reconhecimento que está o resultado que há pouco tinha mencionado de que as pessoas tenham ciência de seu mundo, isso o fez, mesmo sem apoio publicar seu livro desfazendo de um a propriedade pois o valor mais importante é o livro.

Autor: Alexandre Lopes Oliveira


Artigos Relacionados


Romance Da Década De 60 (a Hora Da Luta)

Leitor AssÍduo

Como Ser Um Escritor?

Autor E Pastor Magno Paganelli Fala Sobre A Literatura Evangélica No Brasil

Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Ebooks

Christian H. Godefroy

Como Vender Seu Livro Sem Custo