O logotipo como meio para fixação da marca



A palavra "meio" significa aquilo que está entre duas coisas. E o logotipo, por sua vez, é o símbolo ou conjunto de símbolos gráficos que representam uma determinada marca. Assim, o logotipo é o "meio", isto é, aquilo que está entre a marca e os consumidores.

Bem... Chega de filosofia! Vamos tentar ser mais diretos. O logotipo é a interface de uma marca. Imagine, por exemplo, a Apple sem a sua deliciosa maçã; O McDonald?s sem o seu "M" curvilíneo; Ou o jornal Estadão sem o seu cavalinho. Não seriam as mesmas marcas, seriam?

Isso acontece porque o logotipo cria a ligação física (quando há textura, tato, olfato, no logotipo, tais como aquelas propagandas perfumadas que volta e meia são veiculadas em revistas), cria a ligação lógica (no plano das ideias), e cria a ligação afetiva, entre a marca e o consumidor.

É por isso que a etapa de criação de logotipo dentro do planejamento de marketing é tão importante. E aqui se encontra um dos maiores dilemas da falta de um logotipo adequado, pois uma marca sem logotipo é como um cidadão sem rosto, isto é, sem comunicação com os outros.

Mas o pior acontece quando, na falta de conhecimento técnico sobre o assunto, começa-se a bolar um "rosto" que, de forma alguma, consegue entrar em sintonia com as aspirações da marca, ou do produto a qual a marca é um mero nome.

O logotipo é um meio para a fixação da marca na mente e nos corações dos consumidores. Dessa forma, ele deve conter todos os elementos necessários para que isso realmente aconteça. Aqui, cabe lembrar, que as agencias de marketing possuem toda a experiência prática possível para a criação do logotipo certo para a marca certa.


Autor: Marcos Fernando Bitencourt


Artigos Relacionados


Valorize O Brand Da Sua Empresa

Logotipo Ou Símbolo?

Logotipo: Seu Cliente Reconhece A Sua Marca?

Como Obter O Logotipo Que Você Quer

Mantenha O Seu Logotipo Simples

Um Logotipo Sem O Seu Nome ... Pode Ser Um Problemão!

Divulgue A Sua Marca Ao Inves Do Seu Produto