"Proposta de implantação de um Centro Vocacional Técnico - IFPA aplicado à modalidade de Educação de Jovens e Adultos no Município de Xinguara ? Pará".
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLÓGICA DO PARÁ - IFPA.
DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DO PROEJA
DISCIPLINA: PESQUISA EDUCACIONAL
THATIANA DE OLIVEIRA SILVA JÚLIO
"Proposta de implantação de um Centro Vocacional Técnico - IFPA aplicado à modalidade de Educação de Jovens e Adultos no Município de Xinguara ? Pará".
BELÉM - 2009
THATIANA DE OLIVEIRA SILVA JÚLIO
"Proposta de implantação de um Centro Vocacional Técnico - IFPA aplicado à modalidade de Educação de Jovens e Adultos no Município de Xinguara ? Pará".
Projeto de pesquisa apresentado
ao curso de Pós-Graduação em
Educação Profissional Integrado
à modalidade de EJA ? PROEJA - IFPA
BELÉM - 2009
SUMÁRIO
1 TEMA........................ ................................................................................... 04
2 PROBLEMA...................................... ........................................................... 04
3 JUSTIFICATIVA ........................................................................................... 04
4 OBJETIVOS ..................................................................................................06
4.1- GERAL ......................................................................................................06
4.2- ESPECIFICOS ..........................................................................................06
5 METODOLOGIA ...........................................................................................06
6 CRONOGRAMA ...........................................................................................07
REFERENCIAS .............................................................................................. 08
TEMA
"Proposta de implantação de um Centro Vocacional Técnico - IFPA aplicado à modalidade de Educação de Jovens e Adultos no Município de Xinguara ? Pará".
PROBLEMA
Diante do expressivo número de egressos do ensino médio, na rede regular de ensino e na modalidade de EJA sem qualificação específica profissional, que oportunidades de formação técnica, o Município de Xinguara está oferecendo aos seus jovens e adultos?
JUSTIFICATIVA
O Município de Xinguara, situado no Sul do Estado do Pará, margeado pelas Rodovias PA 150 e PA 279. Tendo recebido este nome em homenagem à união de dois grandes importantes rios da região: Xingu e Araguaia. Sua economia está voltada às atividades comerciais, industriais e agropecuárias. Possuindo no Pólo industrial dois frigoríficos e um curtume, que emprega uma pequena parte da população qualificada, e a maioria desprovida de qualificação profissional, gerando baixos salários e situação de submissão e exercito de mão de obra de reserva. Sua população é composta de imigrantes de várias regiões, que migraram para esta região por ocasião do garimpo de ouro.
No Brasil, quando se discute educação, é preciso considerar inúmeros aspectos, pelo fato de ser este um país de dimensões continentais, com situações sociais, econômicas e culturais típicas e diferenciadas, que obrigam a refletir sobre como se aproximam e se articulam as ações promovidas nas três esferas de governo (municipal, estadual e federal), bem como se essas ações refletem os anseios da população no que diz respeito à escolaridade e à formação para o trabalho. (WERMELINGER, 2007, p.01)
De acordo com Wermelinger, os governos devem estar atentos aos anseios da sua população e pensar estratégias de ações para garantir escolaridade e formação profissional à sua sociedade. Nesta perspectiva, conforme dados oficiais do INEP ? Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira em 2008 foram 1.917 alunos devidamente matriculados na Rede Regular de ensino Estadual e 1.027 matriculados da Educação de Jovens e Adultos, da Rede Municipal de ensino, portanto aproximadamente em 03 anos teremos estes números de pessoas aumentando a teia do mercado de trabalho, infelizmente sem possuir na sua totalidade, uma qualificação adequada para concorrer em pé de igualdade com os profissionais que já fazem parte desta parcela da população. Neste contexto, a partir de 2005, o Governo Municipal assumiu uma nova postura com relação à educação e a própria formação profissional, buscando oportunizar aos jovens e adultos, seja do ensino regular ou na modalidade de EJA e executando ações que visem a melhor inserção destes no mercado formal de trabalho. Embora todos os esforços desprendidos, como cursos do Programa de Economia Solidária e outros, a presente proposta é ousada e inovadora, pois consiste em implantar em Xinguara, por meio de uma parceria entre Prefeitura Municipal/ Secretaria de Educação e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA um Centro Vocacional Técnico para atender as demandas de definição vocacional regional e formação e qualificação técnica profissional aos egressos do ensino médio da rede regular e na modalidade da EJA. "Se inovações tecnológicas e de organização do trabalho vêm ocorrendo com maior intensidade na área industrial, é certo também que o setor de serviços não se encontra alheio às mudanças" (WERMELINGER, 2007, p.01). Ressaltamos que a presente proposta é viável, uma vez que o IFPA, numa postura de expansão de ações, tende a inserir-se nos mais variados municípios do Estado do Pará, com uma Política de garantir educação, formação técnica de qualidade, e o próprio município de Xinguara tem interesse na qualificação de sua população de jovens e adultos, entendendo que a qualificação profissional é garantia de liberdade e inclusão social, "No caso específico das políticas de Educação Profissional, exclusão passou a designar desempregados e populações em situação de risco social." (KUENZER, 2006, p.02). Portanto temos a certeza de que depois de realizada a pesquisa viabilidade de implantação do Centro Vocacional Técnico, o poder público municipal não medirá de esforços e meios materiais e humanos para que seja concretizada a parceria, tendo como aliada a sua população, certa dos benefícios, apoiará o programa e suas ações.
OBJETIVOS
GERAL
? Qualificar tecnicamente e profissionalmente os discentes do ensino médio e da modalidade de Jovens e Adultos do Município de Xinguara, Estado do Pará, por meio da implantação do Centro Vocacional Técnico (CVT) ? IFPA.
ESPECÍFICOS
? Realizar levantamento de dados oficiais sobre as fases de implantação do Centro Vocacional Técnico ? IFPA no Município de Xinguara ? Pa;
? Realizar pesquisa sobre perfil vocacional da região e encaminhar ao IFPA, para elaboração de Projetos de cursos;
? Submeter os Projetos e custos dos referidos cursos escolhidos à análise, para aprovação e tramitação de documentação e implantação;
? Divulgar a população as diretrizes de que tratam o Centro Vocacional Técnico ? IFPA e sua necessidade de implantação;
? Qualificar a mão de obra dos Jovens e adultos egressos do ensino médio em Xinguara.
METODOLOGIA
Para esta investigação será utilizada a pesquisa qualitativa, sendo também realizadas entrevistas diretas com pessoas da comunidade (alunos do ensino médio e EJA) e com dirigentes Municipais, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica do Pará - IFPA. Serão realizadas observações e coleta de dados por meio de reuniões com os interessados, poder público municipal, representantes do IFPA, comunidades e outros, para definições de recursos materiais e humanos e viabilidade de implantação da proposta. Após realizada esta etapa de coleta de dados que subsidiarão a execução concreta da presente proposta, passaremos ao processo de tramitação legal de implantação, divulgação (mídia) e inauguração do Centro em Xinguara.
CRONOGRAMA
ATIVIDADES \ MESES / 2009 FEV. MAR. ABR. MAI. JUN. JUL.
AGO.
SET.
Elaboração do Projeto X
Entrevistas e reuniões X X X
Levantamento de estrutura física e humana para o Centro - CVT X X
Sistematização dos dados X
Divulgação do Centro X X
Implantação do CVT X
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação ? elaboração de referências. Rio de Janeiro, jul. 2002. 24 p.
______. NBR 10520: Informação e documentação - apresentação de citações em documentos. Rio de Janeiro, 2002. 7 p.
______. NBR 15287: Informação e documentação - apresentação de projetos de pesquisa. Rio de Janeiro, 2005. 10 p.
WERMELINGER, Mônica (Org.). Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. v.15 n.55 Rio de Janeiro abr./jun. 2007.
KUENZER, Acácia Zeneida. A educação profissional nos anos 2000: A dimensão subordinada das políticas de inclusão. Educ. Soc. v.27 n.96 Campinas out. 2006.
Autor: Thatiana Oliveira S Julio
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