Metodologia científica
Essas informações são frutos da experiência do homem no mundo e podem ter várias origens. Por isso que o conhecimento humano possui vários tipos.
O conhecimento popular, também conhecido como senso comum, é superficial, não adota critérios. É concebido pela vivência, estados de ânimo e emoções; e, por isso, é subjetivo e assistemático. São, também, acríticos, ou seja, não se manifestam de forma crítica.
A filosofia também produziu conhecimento. Este consiste em hipóteses que não podem ser submetidas à observação, pois são frutos de experiência e não de experimentação. Com isso, não podem ser confirmados nem negados, mas, possuem uma lógica, são racionais e sistemáticos. O conhecimento filosófico preocupa-se com questões mais gerais, busca responder às grandes indagações do espírito humano, buscando até leis universais que englobem e harmonizem as conclusões da ciência.
A religião contribui para as concepções do conhecimento. O conhecimento religioso ou teológico apóia-se em doutrinas que contém proposições sagradas. Valores sobrenaturais que impõem respeito ao homem, por esse motivo, são infalíveis e exatos. É considerado sistemático. Apresenta origem, significado, finalidade e destino. Entretanto, não é verificável.
O conhecimento científico trabalha com fatos que se manifestem de algum modo que a veracidade ou falsidade podem ser verificadas. É um conhecimento sistemático com idéias organizadas de forma lógica. É flexível, ou seja, não é definitivo; pode, a todo o momento, sofrer atualizações das teorias e técnicas existentes.
Autor: Sidnei Félix Vieira
Artigos Relacionados
O Conhecimento Como Forma De Interpretar A Realidade: O Senso Comum E Conhecimento Científico
Idéias Estéticas E Idéias Racionais Da Crítica Do Juízo De Kant
O Que É Senso Comum?
Evolução Do Conhecimento Metodológico Nas Ciências
Psicologia Ou Piscologias
Tema Ii: Tipos De Conhecimento
Apostila De Filosofia