UMA NAÇÃO INDEPENDENTE
Na semana em que comemoramos a Independência do Brasil, data que se tornou histórica desde 7 de setembro de 1822, quando nosso país se tornou uma nação independente de Portugal, não podemos deixar de refletir sobre "esta independência" em linhas gerais.
Não podemos limitar esta data, que de fato é um marco na história de nosso país, associando-a apenas a relação de dependência e subordinação que antes tínhamos com a Coroa Portuguesa. Isso porque não podemos nos atrelar apenas ao passado.
Se hoje somos uma nação com autonomia política e com um destaque considerável em todo o mundo, podemos nos orgulhar de termos chegado até aqui. Porém, nossas relações internas, ou seja, de brasileiro para brasileiro, também precisam ser analisadas.
Como pode um país imenso como o nosso, com uma riqueza natural incalculável, uma diversidade cultural de dá gosto, ser também um país de grandes contrastes sociais? Está é a nossa realidade. E dos contrastes sociais não da para se orgulhar.
Quem passa fome, quem dorme na rua, quem não tem acesso ao mínimo de condições de uma vida digna, tais como saúde, educação, saneamento básico e outros recursos semelhantes, não tem o que comemorar no dia 7 de setembro, data da "Independência do Brasil." Este grupo, infelizmente, forma a maioria de nosso país. Fazem parte da grande massa de excluídos.
Ser uma nação independente, não estando atrelado ao domínio de outra nação é sem dúvida uma grande conquista, uma grande vitória. Entretanto, tornar dependente, subjugando aos interesses de uma minoria de privilegiados, todos os demais, que tem seus interesses negados, seus sonhos castrados, suas esperanças ameaçadas, é desumano.
Se buscássemos diminuir estas diferenças, tentar eliminá-las, através do acesso igualitário as oportunidades, estaríamos construindo uma nação verdadeiramente mais livre, feliz e consequentemente mais justa e menos excludente. Isso sim seria construir de fato uma nação independente.
Rejane Lemos
Autor: Rejane Silva Lemos
Artigos Relacionados
IndependÊncia No Grito
O Grito
A Independência Do Brasil E Seus Aspectos Históricos
Que País é Este?
IndependÊncia Do Brasil
"independência"
O Futuro Da NaÇÃo