O ESTUDO DA SEMÂNTICA: NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA.



O ESTUDO DA SEMÂNTICA: NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA.


Vagner Vainer Teixeira Braz*
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RESUMO

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa em Língua Portuguesa I (Semântica), realizada nos livros didáticos do Ensino Médio da rede pública. Baseado nos autores Cereja & Magalhães sobre o estudo do sentido/semântica na escola (E.E. 14 de Fevereiro, Pontes e Lacerda-MT), procurei, então, mostrar de que forma se estabelece o estudo e o sentido da ciência das significações nos livros adotados, verificando a presença ou não de alguns dos aspectos tratados pela semântica.

Palavras-chave: Livros Didáticos, Semântica, Sentido, Escola.



1. INTRODUÇÃO

Lê-se no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, de Antônio Houaiss e Mauro de Salles Villar, edição de 2001, a seguinte definição de semântica:

"Semântica s.f. Ramo da lingüística que se ocupa do estudo da significação como parte dos sistemas das línguas naturais; pode ser abordado sincrônica ou diacronicamente.

_______________________________
*Acadêmico do Curso de Letras ? UNEMAT. Artigo da disciplina de Língua Portuguesa I (Semântica), sob orientação da Profª. Msª. Ana Maria Macedo.



Num sistema lingüístico, o componente do sentido das palavras e da interpretação das sentenças e dos enunciados. O significado das palavras, por oposição à sua forma".

Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, no Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, edição de 2004, conceitua:

"Semântica. (Do Gr. Semantiké, i. e., téchne semantiké, ?a arte da significação?.). Estudo das mudanças ou translações sofridas, no tempo e no espaço, pela significação das palavras; semasiologia, sematologia, semiótica".

Por último, para citar somente três fontes, o Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, de Francisco da Silveira Bueno, 11.ª edição, 1986, descreve a semântica:

"Semântica, s.f. Estudo do significado da palavra, que nos explica a origem e as variações da significação vocabular; semasiologia, sematologia e semiologia".


As três definições apresentam em comum a idéia de que, a semântica é o estudo das significações, ou seja, o sentido dos léxicos e é denominada a "ciência das significações", segundo Tamba (2006).
Neste estudo, pretendo apresentar a semântica do ponto de vista que é ensinado na escola, sobre os livros didáticos de Cereja & Magalhães (Português: Linguagens, volume 1,2 e 3 do Ensino Médio, 2005).
A seguir, apresentaremos ser existe algum tipo de sentido, discutindo o que é trabalhado, a forma e como é instruído no ensinamento e se leva o indivíduo à melhor leitura. O porquê e onde o sentido esta sendo estudado pela semântica.


2. DESENVOLVIMENTO


A semântica por muito e muito tempo vem demonstrando que é preciso saber/entender o sentido do léxico. Segundo Tamba (2006), o objetivo de estudo da semântica nos contextos contemporâneo é: "O sentido aprendido através das formas e estruturas significantes das línguas (TAMBA, 2006, p.10)".
Sabendo que a semântica é a "ciência das significações", buscamos então verificar se o estudo da semântica esta sendo desenvolvido na escola, de acordo com a doção dos livros didáticos da instituição (escola).
Este artigo, como foi colocado no começo, se constitui na análise apenas do material didático, assim sendo é a partir desta análise que se pautam as exposições sobre a presença ou ausência da semântica na educação escolar. Com isso, escolhi a Escola Estadual 14 de Fevereiro, localizada no município de Pontes e Lacerda-MT. Que por sua vez, segue à coleção de livros didáticos de Cereja e Magalhães (2005): "Português: Linguagens" e optei para analisar três livros, sendo eles do ensino médio.
Em relação ao sentido, os livros didáticos de Cereja e Magalhães (2005), apresentam e demonstram sentidos semânticos, com o uso de exercícios (em anexo), como:

? Quadrinhos;
? Propagandas;
? Tiras humorísticas;
? Enunciados;

Em relação ao estudo da semântica, os livros de Cereja e Magalhães (2005), demonstram os aspectos fundamentais (que a semântica estuda), de forma rica. Com exemplos próximos da realidade do professor e do aluno, ou seja, colocam o conhecimento de mundo próximo dos indivíduos que convive na sociedade escolar. Também propõe várias atividades, que por sua vez estabelecem o sentido da semântica, ajudando o indivíduo a ter uma boa leitura e interpretações dos verdadeiros sentidos que a semântica nos venha proporcionar.
Na forma de "semântica e Interação", que se percorre pelos capítulos, que por sua vez é nomeado como "língua, uso e reflexão", entre o volume 1,2 e 3, como por exemplo no volume 2 (em anexo):


"2. Nas frases a seguir, explique a diferença de sentido conferida a elas pela presença ou pela ausência de artigo definido nas expressões destacadas.
a) Ela pretende ser professora um dia.
b) Ela pretende ser a professora um dia."
CEREJA e MAGALHÃES (volume 2, 2005, p. 67)

Com esse exercício o sentido esta realmente em contato e presente na escola, para o professor e depois principalmente para o aluno (a), ou seja, este ensino está diretamente ligado entre o estudo da semântica e o aluno, com objetivo de leva o educando a percebe ou identifica os artigos com relação às outras palavras e por fim classificar se é definido ou indefinido. Essa atividade ajuda o aluno ver se o sentido esta presente com artigo ou a ausência. Levando o aluno a ter uma leitura aproveitosa e ao mesmo tempo a questionar o sentido que é empregado em cada enunciado.
Cereja e Magalhães (volume 1, 2005, p.128), definem a semântica como "a parte da gramática que estuda os aspectos relacionados ao sentido de palavras e enunciados", ou seja, do sentido dos léxicos e textos (enunciados), em um capítulo destinado só mente a semântica (Introdução à Semântica).
Cereja e Magalhães (2005), afirmam que é preciso estudar alguns fatores, que define o sentido ao estudo do léxico. Então, mostrarei como que eles desenvolvem esses objetos de estudos.
Como já foi citada à acima, a semântica é trabalhada na escola (e vale lembrar que o estudo foi feito em uma escola só) em forma de exercícios, com alguns aspectos estudados pela semântica: sinonímia, antonímia, campo semântico, hiponímia, hiperonímia, polissemia e ambigüidade (em anexo).
A sinonímia é demonstrada com palavras escritas diferentes, mas com os sentidos aproximados, ou seja, significam a mesma coisa. Por exemplo:
Cão ” Cachorro

É o mesmo animal.

A antonímia é demonstrada com palavras de sentidos contrários, por exemplo:
Vida ” Morte
O campo semântico é demonstrado com palavras do mesmo universo ou família, como por exemplo:
Informática
“ “ “ “
Computador Monitor Impressora Teclado

E ao mesmo tempo se resume em "equipamentos", num sentido mais amplo, que por sua vez englobam todos os outros.
No caso de hipônimos e hiperônimos são as palavras que pertencem ao mesmo campo semântico, sendo que hipônimos e a parte do sentido especifico (computador), e o hiperônimo é a parte do sentido genérico (equipamentos).
A polissemia é a palavra que tem vários sentidos, como por exemplo:

Manga
“ “
Fruta Blusa

E a ambiguidade é o texto que apresenta a duplicidade de sentidos, verbalmente ou não verbal, como:
"Pedro beijou sua mulher e José fez o mesmo"

"É ambígua"

A ambiguidade é demonstrada como recurso de construção, que por sua vez é utilizada como recurso expressional em textos diversos e como problema de construção, por efeito que o indivíduo pecasse um texto para ler e não entender nada do assunto que lhe é passado. Com isso fica bastante claro, que o ser humano precisa ter conhecimento de mundo, para podemos estabelecer uma relação entre os vários tipos de textos.



3. CONCLUSÃO


Portanto, a maneira que é trabalhada o sentido ou a semântica, ajudam os indivíduos há uma melhor leitura, que por sua vez levara a ter mais conhecimentos, com isso à compreensão é mais aproveitosa. Diante disso os estudos da semântica na escola estão adequados aos seus devidos fins, demonstrando que o sentido é estudado e compreendido.

















Referências bibliográficas:

BUENO, Francisco da Silveira. Dicionário Escolar da Língua Portuguesa / Francisco da Silveira Bueno, 11ª. Ed., ? Rio de Janeiro: 1986.

CEREJA, W.R. e MAGALHÃES, T.C. Português: Linguagens, volume 1, 2 e 3 : ensino médio / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. ? 5. ed. ? São Paulo : Atual, 2005.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa / Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. ? Curitiba: Positivo, 2004.

HOUAISS, Antônio e VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa / Antônio Houaiss, Mauro de Salles Villar. ? Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

ILARI, Rodolfo e GERALDI, João Wanderley. Semântica / Rodolfo Ilari, João Wanderley Geraldi. ? 10ª. ed. ? São Paulo : Ática, 2001.

TAMBA, Irène. A Semântica / Irène Tamba; Tradução Marcos Marcionilo. ? São Paulo: Parábola Editorial, 2006.















ANEXOS: VOLUME 1














































VOLUME 2















VOLUME 3









Autor: Vagner Vainer Teixeira Braz


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