"A IGREJA E A BÍBLIA"



"A IGREJA E A BÍBLIA"


-A vida da IGREJA não podia ser construída em cima de um livro, pois a palavra de Deus é o fundamento, na pessoa de Jesus Cristo, portanto neste sentido a Igreja é maior do que a Bíblia.
A Sagrada Escritura está "impregnada" da fé católica, por isso os protestantes a rejeitam.
Quando a Bíblia foi escrita não havia divisão dentro da Igreja. Só havia a única Igreja de Cristo, ou seja, a Igreja Católica. Segundo Lutero, os evangelhos deveriam ser divididos em "puros" e os que deveriam ser " purificados".
Jesus histórico é de fato historicamente comprovado, através de relatos de seus feitos e suas palavras e mensagens.
Cristo da Fé- A humanidade e a divindade de Jesus ao mesmo tempo e sempre, porque um não pode ser separado do outro.
Desmitologizar o evangelho significa retirar tudo que é considerado mito (tudo que não pode ser comprovado materialmente). Fazer uma nova interpretação.
-Segundo Bultman :
-Jesus na multiplicação dos pães, não fez o milagre, ele ensinou a partilha.
-Jesus não cura o leproso, ele é um excluído, então Jesus o inclui.

É evidente que você pode e deve ler a Bíblia, invocando o Espírito Santo, para que o/a ilumine quanto ao sentido desta ou daquela passagem; e Ele o faz, para o seu bem, para o seu crescimento espiritual.
A Bíblia foi escrita por católicos, porque quando foi escrita não havia divisão dentro da Igreja. Portanto deve ser lida e interpretada sob esta ótica.
-A Igreja não nasceu da Bíblia, porque a Igreja é anterior a ela. Primeiro veio a Igreja e dela nasceu a Bíblia. A Igreja tem primazia sobre ela.
"À Igreja, é destinado o trabalho de interpretar autenticamente a palavra de Deus escrita e transmitida, exercitando a sua autoridade em nome de Jesus Cristo",
"A Igreja é um projeto que nasceu do coração do Pai,", sendo assim, é impossível crer na Bíblia sem crer na Igreja.
-Como homens, eles pecam, todos nós pecamos, mas sabemos que Deus é fiel a sua Igreja e, não a abandona, por isso a Igreja Católica sempre ensina infalivelmente a Fé.

A Igreja é Cristo entre nós, é algo querido expressamente por Deus, porque mesmo antes de ser humano já existia.. Deus, no seu plano de criação, instituiu e dedicou ao homem o legado de formar a sua Igreja.
-O significado de Jesus ter escolhido doze apóstolos é porque Ele estava reformando o povo de Deus. Jesus os convocou para fazer parte da Igreja e parte do Corpo de Cristo.
A Igreja não é somente um grupo de pessoas que crêem. A Igreja precisa ser crida, porque é objeto de Fé.
A Igreja é objeto de fé e quando falo de Igreja, estou falando de Cristo Inteiro. Não se separa Cristo da Igreja.
O Bispo é o representante de Cristo, desde que ele esteja unido à Igreja, que não seja um herege. O Bispo que se autodenomina bispo, não está em comunhão com a Igreja, portanto não pode ser reconhecido como tal..

Adendum -O ideal é que a leitura fosse bem proclamada, de tal forma que as pessoas não precisassem ler nada, porque é no ouvir que as pessoas devem colher a Palavra de Deus.
Durante as celebrações o livro usado é o LECIONÁRIO, é o livro das leituras, as quais são tiradas da bíblia.
Quando na Igreja se lê a Sagrada Escritura, é o próprio Deus quem fala ao seu povo, É Cristo presente na Sua palavra quem anuncia o evangelho.
Por isso, as leituras da palavra de Deus, que oferecem à Liturgia é um dos elementos de maior importância, devem ser escutadas por todos com veneração. E ainda que a palavra divina contida nas leituras da Sagrada Escritura, seja dirigida a todos os homens de todos os tempos e seja para eles inteligível, todavia a sua eficácia aumenta quando é acompanhada de um comentário vivo, isto é, a homilia, a qual constitui parte integrante da ação litúrgica.

É o próprio Pai que fala em seu Filho na ação do Espírito Santo.

É preciso que o leitor acredite naquilo que está proclamando... E que saiba que, através dele Jesus Cristo está querendo se comunicar com o seu povo, pedindo uma resposta! Não se trata, pois de uma simples leitura, mas anúncio da palavra da salvação.
"A nossa fé deve ser fundamentada em uma doutrina, caso contrário , torna-se "vazia" de significado, muito catequética"
O cristão precisa, sobretudo, estar firme na sua fé e também estar seguindo os ensinamentos que podemos chamar melhor de "doutrina" e esta doutrina que o cristão segue, é a ensinada pelos apóstolos.



Bárbara Araujo Elias

Barbacena, 05 de outubro de 2010



Referência Bibliográfica-Apostila História do Novo Testamento-Padre Isauro-2010

Autor: Bárbara Araújo Elias


Artigos Relacionados


Adoração: Rotina De Igreja ? - Por Ramon Tessmann

"dei Verbum" -reflexões

O Fim Da Igreja De Jesus Cristo

Dominus Iesus"

O EspÍrito Santo

A Crise De Identidade Da Igreja

Um Papa Ruim Prova Que Cristo Não Assiste A Igreja Católica?