Qualidade de vida na terceira idade: Uma proposta multidisciplinar



QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE:uma proposta multidiciplinar
QUALITY OF LIFE IN THE ELDERLY: a multidisciplinary proposal

Rafaela Rainato¹
Rodrigo Neiva¹
Prof. Dra. Ana Paula Barbosa²





RESUMO


A terceira idade é uma fase natural da vida e o processo de transformação traz algumas dificuldades já demonstradas em outros estudos. Além do que, essa passagem também é vista com discriminação pela sociedade hoje em dia. Com base nesses dados o trabalho teve como objetivo analisar qualidade de vida dos idosos pertencentes ao Centro de Convivência do Idoso Lions Sobral da cidade de Franca e determinar a importância de instituições como esta no que diz respeito a qualidade de vida na terceira idade. Uma troca de conhecimento entre nós, alunos do 2º ano de Psicologia da Universidade de Franca, que realizamos a pesquisa sobre a qualidade de vida na terceira idade e o Centro de Integração da Terceira Idade Lions Clube Franca Sobral, que nos proporcionou o espaço para que o projeto fosse realizado

Palavras chave: terceira idade,qualidade de vida.


ABSTRACT


The third age is a natural stage of life and this transformation process brings some difficulties already presented in other studies. Moreover, this changeover is seen with discrimination by the society now days. Based on this data, the study had as its objective to analyze the quality of life of the elderly of the North region of the city of Franca/SP which belong to the Centro de Convivencia do Idoso Lions Sobral, also determine the importance that such entities have in the quality of life of the elderly.


Keywords: elderly, quality of life.









¹ Alunos do 2° A do curso de Psicologia na Universidade de Franca.
²Professora Orientadora do Projeto , Psicóloga, Especialista em Didática, Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e Doutora em Serviço Social pela Universidade de Franca.



I- INTRODUÇÂO

O crescimento da população de idosos, em números absolutos e relativos, é um fenômeno mundial. Em 1950 eram cerca de 204 milhões de idosos no mundo e, já em 1998, quase cinco décadas depois, este contingente alcançava 579 milhões de pessoas, um crescimento de quase 8 milhões de idosos por ano. Segundo projeções estatísticas, em 2050, a população idosa será de 1,9 bilhão de pessoas montante equivalente à população infantil de 0 a 14 anos de idade, ou um quinto da população mundial. Uma das explicações é o aumento, verificado desde 1950, de 19 anos na esperança de vida ao nascer em todo o mundo. Os números mostram que, atualmente, uma em cada dez pessoas tem 60 anos de idade ou mais e, para 2050, estima-se que a relação será de uma para cinco em todo o mundo, e de uma para três nos países desenvolvidos. As conseqüências do crescente número de idosos implicam em aumento das demandas sociais, e passam a representar um grande desafio político, social e econômico. (IBGE)
Desta forma, o tema envelhecimento antes pertencente aos domínios da geriatria e da gerontologia, começou a ganhar espaços em outras áreas do conhecimento. Apesar dos avanços tecnológicos na área médica da geriatria, tudo que se consegue até o momento é retardar alguns dos efeitos do envelhecimento em nosso organismo. De tal sorte que o declínio físico e muitas vezes intelectual, como consequência do envelhecimento continua sendo um grande desafio para a ciência e uma preocupação constante em diferentes áreas de estudo. O envelhecimento populacional, aliado à falta de políticas públicas voltadas a essa nova realidade mundial, vem preocupando todos os segmentos da sociedade.
Faz-se necessário, uma concentração de esforços nas diferentes áreas profissionais, objetivando um maior conhecimento sobre o fenômeno do envelhecimento, e principalmente como envelhecer de forma saudável priorizando esses esforços na manutenção da independência e autonomia do indivíduo. Sabe-se que a inatividade é o elemento que mais compromete a qualidade de vida na terceira idade.
Particularizando-se, suscita-se a discussão do assunto na área de Psicologia, onde estudos sobre a atividades para a terceira idade já alcançam algum destaque e já existe um consenso no reconhecimento dos benefícios tanto em seus aspectos psicossociais como fisiológicos advindos da prática regular de exercícios psico-fisiologicos.
O sedentarismo no idoso, advém muitas vezes de imposições sócio-culturais, mais do que de uma incapacidade funcional. Os comportamentos atribuídos aos idosos, referem-se à passividade e imobilidade, com reduzido nível de atividade física. No entanto sabe-se que muito das alterações fisiológicas e funcionais observadas nos idosos são resultado da inexistência de estímulos do que alterações atribuídas ao envelhecimento .Estudos têm demonstrado as contribuições positivas de programas de atividades psico-físicas na melhoria geral da aptidão física e funcional dos idosos.
O objetivo desta pesquisa foi analisar e observar, as emoções e motivações de cada idoso de forma a perceber as diferenças da auto-estima, auto-imagem e auto-conceito de cada um durante as atividades e o papel do modelo do Centro de Convivência na promoção de qualidade de vida.







II- REFERENCIAL TEÓRICO

Conforme comenta Schlindwein e Carvalho (2006) "a expressão qualidade de vida"
foi empregada pela primeira vez pelo presidente dos Estados Unidos, Lyndon Johnson, em 1964, ao declarar que "os objetivos não podem ser medidos através do balanço dos bancos.
Eles só podem ser medidos através da qualidade de vida que proporcionam às pessoas".
Neste sentido, o termo qualidade de vida não pode estar atrelado apenas ao faturamento do setor bancário ou a aquisição de bens materiais para mensurar a qualidade de vida. Com o passar do tempo, os conceitos sobre "qualidade de vida" foi abordado incluindo o campo da saúde e educação com mais interesse não só pelos políticos, mas principalmente por cientistas sociais e filósofos. Voltado para à diminuição da mortalidade ou ao aumento da expectativa de vida.
A natureza abstrata do termo qualidade explica por que boa qualidade tem significados diferentes para diferentes pessoas, em lugares e ocasiões diferentes. É por isso que há inúmeras conceituações de qualidade de vida. Talvez cada individuo tenha o seu próprio conceito.
Assim, qualidade de vida é um conceito que está submetido a múltiplos pontos de vista e que tem variado de época para época, de país para país, de cultura para cultura, de classe social para classe social e, até mesmo, de indivíduo para indivíduo. Bowling (1995) conclui que qualidade de vida é um conceito vago,multidimensional e amorfo, incorporando, teoricamente, todos os aspectos da vida humana, e que, por isso, é utilizado por tantas disciplinas.
Já para Grimley-Evans (1992), qualidade de vida tem a desvantagem de ser um conceito em moda, em que cada um se sente obrigado a fazer uma profissão de fé. Lipp (1996, p. 13) define qualidade de vida como "o viver que é bom e compensador em pelo menos quatro áreas: social, afetiva, profissional e a que se refere à saúde".
Desta forma, o termo qualidade de vida tem sido utilizado por diversas áreas. Na área empresarial apresenta, algumas vezes, uma visão "funcionalista" e pode ser uma nova forma de exploração do trabalhador. Medidas que deveriam ser relacionadas às áreas da educação, saúde, habitação e lazer podem ser trocadas por medidas que visam, na realidade, mais qualidade no produto e maior produtividade.
De acordo com VERAS et all (1999) : "é de fundamental
importância compreender que a atividade física para a terceira idade não
visa o aprimoramento da aptidão física para o desempenho em
competições e alto nível. Entende-se que está atividade tem por objetivo
manter a saúde ou minimizar limitações já presentes. Busca-se manter a
qualidade de vida, manter a autonomia do idoso, melhorar a auto estima,
enfim contribuir para que haja satisfação em viver".(p. 120)

Um grande desafio dos novos tempos é o estudo da qualidade de vida de indivíduos idosos. Isto envolve não apenas políticas de atenção ao idoso, mas também o estudo científico do envelhecimento, partindo da elucidação de algumas questões importantes para este trabalho.
Segundo Anita(2000) a velhice deve ser encarada como um processo natural que ocorre na vida de todo ser humano, mas é justamente nessa fase da vida que as perdas físicas e afetivas são sentidas com maior intensidade pois a sensibilidade nesta fase da vida é mais propícia. Há o surgimento dos medos, das inseguranças, das incertezas o aumento das doenças, da ida a médicos, exames que terão que ser realizados, o alto custo das mensalidades do plano de saúde e
a aposentadoria mínima. Isso acaba trazendo uma enorme preocupação, pois em um país como o Brasil não se pode contar com o governo e seria de extrema importância que a medicina visasse à prevenção de doenças, entre elas estão as mais comuns na terceira idade: déficits visuais, auditivos, hipertensão arterial,etc.

"o mundo precisa de algo mais do que as energias dos jovens
que os levam para frente. Ele requer também a força da sabedoria que
preserva valiosos elementos de tradição. E quem melhor a possui do que
mais idosos que já estão, fisicamente bem longe da flor da mocidade.
Sua bondade calma, paciência equilibrada e tranqüilidade sorridente das
pessoas maduras podem ser encorajamento, estímulos e guia para
todos. (DUCKEN,1998, p99.)".

É comum relacionar velhice com solidão já que as perdas tendem a ocorrer em vários domínios, à diminuição da atividade produtiva fora e dentro da casa, a viuvez, a saída dos filhos da casa dos pais ou as limitações físicas, sociais e econômicas fazem com que a sociedade veja o idoso como incapaz de desenvolvimento o que nem sempre é verdadeiro. Embora a solidão seja mais comum na velhice, não se pode afirmar que ela necessariamente tenha que surgir na velhice, para tentar amenizar a solidão sentida seria importante que o idoso pudesse ter relações sociais que fariam bem para seu estado físico, mental e social possibilitando assim um envelhecimento com saúde, mantendo-se satisfeito,e ativo em parte de fatores genéticos-biológicos e em parte do contexto social em
que se vive.

Segundo VERAS et all (1999): "o estudo da aposentadoria
dos anos 70, na França, talvez explique a restrita produção sobre o tema.
Mesmo nos países desenvolvidos, somente nas últimas décadas, o
aumento do envelhecimento populacional tornou-se uma preocupação
acadêmica e a aposentadoria, devido ?a ampliação do tempo de vida dos
cidadãos, foi inserida na agenda política como uma das questões do
mundo contemporâneo". (p .130)

A idade cronológica nem sempre está diretamente ligada à idade biológica, pois a idade cronológica dependerá de cada um, do seu ritmo de vida,dos seus objetivos, não é preciso ser um garotão por fora mas sim por dentro, nunca esquecendo do seu lado mais moleque e também das condições físicas,sociais e econômicas que devem ser favoráveis.
Do ponto de vista social é necessário que se aprenda a cuidar da saúde física e mental, obter informações sobre essa etapa da vida para que se possa envelhecer de uma forma saudável já pensando numa forma de prevenção e assim preparando a sociedade para uma melhor aceitação da velhice, pois não é possível rejuvenescer a velhice, mas proporcionar condições psicológicas e
sociais para se viver com satisfação e equilíbrio durante esse período da vida e também provando que o idoso tem importante papel social.
Em relação à família, os idosos que tem a oportunidade de conviver com seus familiares e são tratados com dignidade e respeito (aqueles que tem uma boa relação com a família),geralmente estão em locais onde gostam e valorizam essa relação, tanto na alegria como na tristeza, mas infelizmente não é a realidade de todos, muitos são discriminados por seus entes queridos, vivem em asilos ou simplesmente vivem no esquecimento.
O idoso se renova a cada dia que começa, o velho se acaba em cada dia que termina, pois o idoso tem seus olhos postos para o horizonte e o velho tem seu olhar voltado para as sombras do passado. O idoso faz planos e o velho só tem saudades e assim o idoso tem muita idade e o velho perdeu a jovialidade.
O trabalho realizado teve como objetivo geral averiguar os aspectos que são positivos durante a terceira idade, e como objetivos específicos: identificar os fatores prazerosos e identificar os sentimentos vivenciados por esses idosos nessa fase da vida .
Vale ressaltar a importância do papel do psicólogo nessa fase da vida pois como profissionais da saúde mental, deve-se trabalhar de forma preventiva e informativa, pois nesta fase alguns idosos encontram e se deparam com alguns estigmas e descriminações afetando o seu psicológico e muitas vezessomatizando em seu corpo.
O psicólogo tem uma missão importantíssima de levar a saúde psíquica as pessoas da terceira idade que precisam tanto de nós, para continuar mantendo sua dignidade até o fim de suas vidas.




MÉTODOS


Tomamos o método indutivo como forma de avaliação do universo pesquisado, partimos do particular para o geral, como um produto posterior do trabalho de coleta de dados particulares, sendo este, um que questionário que foi aplicado aos idosos da instituição Centro de Integração da Terceira Idade Lions Clube Franca Sobral.




1)O que você notou de mudanças em sua vida após começar a freqüentar o CCI?

2)Você percebe alguma melhora em sua saúde depois de começar a participar das atividades propostas pelo CCI?

3) Você notou que houve uma melhora no convívio familiar e com os amigos?




































RESULTADOS

Os gráficos abaixo elucidam o resultado da análise dos questionários.




Observa-se a grande frequência com que cada idoso respondeu a alternativa ''a''que condiz às melhoras substanciais de suas vidas devido a inclusão no Centro de Convivência do Idoso Lions Sobral.


Já as respostas ''b'' e ''c'' que não condizem necessariamente com a relação instituição/idoso obtivemos apenas 17 marcações.
Achamos importante salientar também um caráter de resposta adjacente que foi mediante a questão número 5 (vide questionário em anexo) "mudou minha vida" que apareceu com bastante freqüência.

CONCLUSÃO

Toda proposta, por mais fundamentada que possa estar, trás uma série de surpresas que só nos deparamos no dia a dia do processo. Para entender, este universo, reuniões semanais, com toda a equipe de trabalho foi de fundamental importância para analisar e avaliar o desenvolvimento do programa. Importante destacar que tudo com relação ao trabalho de cada profissional deve ser claramente colocado e exaustivamente analisado e discutido pelos membros da equipe.
Acreditamos que parte do êxito de nosso trabalho ocorreu, devido a adoção de uma proposta pedagógica norteadora do programa multidisciplinar, em que incluímos o aluno/idoso como sujeito igualmente responsável pela construção e consolidação da proposta. Assim, o "velho indivíduo" passou a sujeito, pois saiu da condição de participante para a condição de "pertencente".
Observamos que dentro da oferta multidisciplinar, as atividades físicas destacam-se de forma significativa no que tange o desenvolvimento de hábitos saudáveis com relação a saúde bio-psico-social de idosos.
Acreditamos que uma das maiores contribuições da psicologia com relação a estes estudos, é o destaque ao processo pedagógico, que deve permeou os planejamentos de atividades para idosos .A atividade multidisciplinares como experiência psicopedagógica possibilita às pessoas vivenciarem uma atividade didaticamente organizada.(NOVAES, 1997).
Ao longo dos anos vamos construindo nossa forma de estar no mundo, uma forma de relacionarmos uns com os outros, uma forma de existir e de transitar pela vida: olhar-se mais, perceber-se mais, sentir-se mais, expor-se mais.
Programas multidisciplinares oferecem uma variedade de estímulos, que contribuem de forma significativa para garantir uma vida autônoma e com qualidade. Sabe-se também, que no âmbito da pesquisa científica, estes programas oferecem um universo de possibilidades de investigações, em cada uma das áreas ofertadas.
Finalizando, tomamos como referência os conhecimentos adquiridos nesta proposta multidisciplinar e sugerimos investimentos em programas desta natureza, no sentido de oportunizar a um número maior de pessoas a oportunidade de experimentar um passar do tempo com mais qualidade de vida e autonomia.





AGRADECIMENTOS


Agradecemos à instituição Centro de Integração da Terceira Idade Lions Clube Franca Sobral que nos cedeu o espaço para a realização da pesquisa, e à Professora Doutora Ana Paula Barbosa que nos orientou durante todo processo de pesquisa.




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ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/25072002pidoso.shtm

youblisher.com/p/121978-terceira-idade/

Autor: Rafaela Rainato Foresti


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