Métodos Eficientes para Diminuir Gases Estufa



A busca para a diminuição da produção de gases do efeito estufa é atualmente o grande desafio para humanidade. E esses gases são produzidos em diversos meios, no meio automobilístico, industrial, e até no campo. Existem provas de que a pecuária é responsável por grande produção de gases estufa, graças ao metano que é emitido a partir da fermentação ruminal e do manejo de dejetos. "Levantamentos mostram que, no mundo, 22% da emissão de metano vem da fermentação entérica." No Brasil, em função do tamanho do rebanho, essa porcentagem é de 69%.
Existem técnicas para diminuição desta emissão, como recuperação de pastagens degradadas, implantação de sistemas integrados lavoura-pecuária-floresta, plantio direto e fixação biológica de Nitrogênio no solo.
Assim como a utilização de sistemas de ILP e ILPF, algumas mudanças na nutrição dos animais e adoção de mecanismos de desenvolvimento limpo, nas áreas de pastagem, diminuiria também essa emissão. Outro fator bastante importante, como estratégia, seria o incentivo da agricultura e pecuária com baixa emissão de carbono. Nesse caso, a medida preconizada seria a intensificação das áreas de pastagem ? afirma a pesquisadora da Embrapa Patrícia Anchão.
Patrícia acrescenta ainda que outras medidas possam ser adotadas pelos pecuaristas que já usam a intensificação de pastagem, como ajustes nas adubações ou adoção de mecanismos de desenvolvimento limpo, no sentido de aumentar a eficiência do uso dos fertilizantes nitrogenados, e melhorar a distribuição das fezes e urina dos animais.

Autor: Cpt Cursos Presenciais


Artigos Relacionados


Viabilidade Do Uso Da Proteína De Soja

Inimigo Discreto Da Natureza

Sustentabilidade: Externalidades Negativas E Considerações Sobre Os Custos Na Implantação Do Mdl Na Indústria.

O Protocolo De Kyoto E O Problema Dos Gases Poluentes.

Bovinos E Aquecimento Global

Protocolo De Kyoto

Efeito Estufa