ARTETERAPIA



ARTETERAPIA

Elisabete Silva Fernandes
Psicopedagoga, Arteterapeuta Junguiana e Professora de Artes do IFBA
[email protected]

Resumo: Texto sobre arteterapia, discorrendo sobre o seu histórico, pressupostos básicos, objetivos, público alvo e a conduta do arteterapeuta.
Palavras-chave: Arteterapia, Psicoterapia, Arte, Jung.

Breve histórico

A história da Arteterapia está intimamente ligada à História da Arte, à Psicanálise e à Psiquiatria. A seguir, é desenvolvida a idéia de como nasceu e se desenvolveu, baseando-se nesses pressupostos e nas suas relações entre si.
Dentro do seu percurso histórico a Arte é um fenômeno comum a todas as culturas desde a pré-história, suprindo a necessidade humana de expressão de tudo o que impressiona o indivíduo, de tudo o que sente, vê e percebe das relações consigo mesmo e com o mundo ao seu redor. Ela é uma forma de organização da experiência humana, de maneira a transformá-la em objeto de conhecimento, por meio do sentimento, dentro do seu percurso histórico.
A arte vem se manifestando desde épocas primitivas como porta-voz da sociedade e linguagem transformadora do meio ambiente. Por meio de símbolos os homens se comunicaram, inventaram a escrita, transmitiram sentimentos. Testemunharam sua indagação diante do universo. Criaram objetos de culto, edificaram templos, esculpiram santos. Havia a necessidade de comunicar sentimentos de fé e de esperança num mundo melhor.
Modelando a argila ou esculpindo a pedra, escolhendo cores e formas, o artista se enriquecia interiormente. Procurava ordem, ritmo e a harmonia, ele se harmonizava também consigo mesmo, com a natureza e a sociedade, integrando-se ao seu meio (ANDRÉS, 2000, p.17).
Em tempos bem remotos a Arte ligava-se à religião ou à magia numa tentativa humana de direcionar a sua necessidade criadora para a conquista das forças da natureza ou de desvendar o mistério da vida. Com todas as suas expressões, a Arte evoluiu ao longo dos séculos, testemunhando a história da humanidade e enquadrando-se aos novos moldes de pensamento da civilização, cedendo ao formalismo e sendo criada, no
século XVI, a primeira Academia de Belas Artes, na Itália.

Download do artigo
Autor: Elisabete Silva Fernandes


Artigos Relacionados


Filosofia De Bar

A Importância Do Arquivo Histórico: A História Vista Por Outro ângulo

Os Esportes Em SÃo Carlos - O Karate-do

Educação Ambiental: Uma Contribuição Aos Estudos Da Relação Entre As Sociedades Humanas E A Natureza Nas Obras Dos Fundadores Do Materialismo Histórico

A Fonte

A Arte Contra O Bullying

Professar E Professorar