ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DA TRICOMONÍASE
Laisla Dourado¹
Layza Oliveira¹
Magnólia Dantas¹
Luciana Ângelo²
RESUMO
Este artigo tem por objetivo identificar a atuação do enfermeiro frente à prevenção da tricomoníase e especificamente conhecer a atuação do enfermeiro e os meios de prevenção da tricomoníase, avaliar a importância do conhecimento para uma prevenção eficaz e sensibilizar a importância da interdisciplinaridade quanto a Patologia. Quanto a metodológicos, à pesquisa é literária, do tipo descritiva, sendo de natureza qualitativa e bibliográfica. Mediante pesquisa realizada a Tricomoníase é encontrada em todos os níveis socioeconômicos, sendo o principal agente causador de vulvovaginites, é uma doença transmitida sexualmente, A sintomatologia é vasta, manifestando-se com secreção amarelada ou esverdeada, copiosa, espumosa e odor fétido e O tratamento deve ser simultâneo. Com tudo conclui-se que a realização deste trabalho, foi de grande importância para o aprimoramento do conhecimento frente à atuação e assistência de enfermagem.
Palavras - Chave: Conhecimento, Assistência, Enfermagem, Orientação.
¹Acadêmicas de 5º Semestre do Curso de Enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras - FASB, E-mail: [email protected], [email protected], [email protected], [email protected].
²Docente da Faculdade São Francisco de Barreiras - FASB, Pós-graduada em UTI pela FASB, E-mail: [email protected].
1. INTRODUÇÃO
Este artigo trata-se de uma doença sexualmente transmissível, conhecida por Tricomoníase, seu agente causador é o Trichomonas vaginalis, seus sinais e sintomas são normalmente; secreção vaginal bolhosa, amarelo-esverdeada e fétida, podendo ter queixas de desconforto, dor a relação sexual e na micção.
Segundo o enfoque, Brasil (2001 p.66), A atuação e assistência de enfermagem é orientar higiene pessoal, uso de roupas que facilite a ventilação, uso de absorvente ou penços perineais e a não ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento.
Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo: identificar a atuação do enfermeiro frente à prevenção da tricomoníase e os objetivos específicos são; conhecer a atuação do enfermeiro e os meios de prevenção da tricomoníase, avaliar a importância do conhecimento para uma prevenção eficaz e sensibilizar a importância da interdisciplinaridade quanto a Patologia.
Quanto aos aspectos metodológicos, à pesquisa é literária, do tipo descritiva, sendo de natureza qualitativa e em que os participantes coletaram os dados através de pesquisa bibliográfica.
Desta forma, a proposta de trabalho aqui citada é uma pesquisa sobre a DST Tricomoníase, mediante a importância social e profissional de uma prevenção, pois os estudantes de enfermagem e futuros profissionais necessitam aprimorar seus conhecimentos frente ao tema, visto que serão coniventes com pessoas inseridas neste contexto e desta forma sendo de grande importância ter um embasamento prático-teórico para uma melhor orientação aos seus clientes, além disso, serão educadores e precisarão alertar a comunidade sobre a importância de se prevenir contra esta e outras DSTs.
Autor: Laisla Vilela Dourado Silva
Artigos Relacionados
Levantamento De Publicações Sobre Atuação Do Enfermeiro Na Prevenção Das Doenças Sexualmente Transmissíveis Na Adolescência
Atuação Do Enfermeiro Do Programa Saúde Da Família Na Prevenção E Controle Da Gravidez Precoce
O Conhecimento Dos Acadêmicos De Enfermagem Sobre A Atuação Do Enfermeiro No Programa Saúde Da Família (psf)
AssistÊncia De Enfermagem Ao Portador De SÍndrome De Down
O Enfermeiro Na Prevenção Da Infecção Hospitalar
Analisar O Nível De Conhecimento Do Profissional De Enfermagem Relacionado A Educação Em Saúde Na Prevenção Das Complicações Dos Pacientes Diabéticos
Bioética: Aspectos éticos Relacionados à Assistência De Enfermagem Ao Idoso