As Crianças Também Deprimem!



As Crianças Também Deprimem!

Sempre que falamos em depressão atribuímos a pessoas adultas, pois temos como crença, que a infância é a melhor fase de nossa vida e que esta é resguardada em mundo mágico e maravilhoso, onde não se sofre, pois afinal de contas ela não precisa se preocupar com a correria do cotidiano e que a criança não entende nada mesmo.
Os especialistas declaram que a depressão infantil sempre existiu , mas apenas recentemente em 1971 , durante um Congresso na Suíça de Psiquiatria Infantil é que foi reconhecida como doença, ressaltando ainda que esse transtorno de humor é capaz de comprometer o desenvolvimento da criança ou do adolescente , prejudicando o processo de maturidade psicológica e social . No decorrer desse processo de investigação sobre a depressão infantil, ficou perceptível a necessidade da valorização do que as crianças sentem e dizem, quebrando a visão do senso comum de que não tem problemas e nem teriam o por quê? Tê-los.
É corriqueiro confundir depressão com tristeza , sendo que esta tem uma causa aparente, a criança pode ficar triste porque perdeu um bichinho de estimação, ou porque o melhor amigo viajou ou ainda por outras situações reais.
Na depressão infantil nem sempre a falta de alegria é um fator determinante para o diagnóstico, visto que a criança pode apresentar, comportamento agressivo, hiperatividade, verbalização do sentimento de impotência tipo: "eu não consigo", "eu não sei" , e as vezes expressando o desejo de morte utilizando figuras como de amigos, parentes falecidos dizendo gostaria de ir para o céu com a vovó ou com um bicho de estimação que teria morrido .
É importante ficar atento caso surja a diminuição na concentração , perda de confiança em si mesmo, idéias de culpa , alterações no sono e apatia.
Caso você encontre crianças com estes sintomas, sugira que faça uma avaliação com o profissional especializado como : o psicólogo ou psiquiatra infantil, pois através desses profissionais especializados, as dores psíquicas serão amenizadas e também as possíveis seqüelas.



Adriana Camargo do Nascimento
Psicóloga Clínica ? CRP: 14/01893-0.
67 92328742

Autor: Adriana Camargo Do Nascimento


Artigos Relacionados


DepressÃo Infantil

A Vida Cotidiana E A Depressão! Como Sair Dela?

Projeto: Depressão Infantil

Depressão Pós-parto

Estresse Infantil

Depressão E Tristeza: Tem Diferença?

Transtorno Bipolar Na Infância