Nossa jornada



Podemos enxergar as nossas vidas como uma grande jornada de autodesenvolvimento, que tem em si um propósito, com seus desafios e obstáculos a serem superados. Cada problema ou obstáculo, então, pode ser percebido como tendo em si um potencial criativo de desenvolvimento, de cura, de regeneração. Mas nem sempre podemos acessar de fato esse potencial, pois estamos presos em certos padrões emocionais e mentais que não nos deixam seguir em frente, que não nos deixam sequer perceber qual o sentido de nossas vidas, qual o propósito delas, gerando uma grande frustração.

A falta desse reconhecimento vem de uma alienação de nós mesmos. É como se ao longo de nossa jornada, desde a infância, fomos criando cópias de nós mesmos, que são reflexos de crenças, condicionamentos, padrões sociais, modos de ser, que vamos criando com base em nossas experiências na vida. Vamos acreditando tanto nessas cópias, nos apegando a elas, que nos esquecemos de perguntar se elas tem realmente a ver conosco, se já não estão ultrapassadas, ou se podem ser mudadas. Acreditamos que somos essas cópias, e não nos damos conta que criamos essas cópias, que são um reflexo de nossa mente e podem ser mudadas.

Dentro de nós há um princípio mais elevado de organização, que tem como base a sabedoria. É como um sol interno, um guia interior, que exerce uma sutil pressão sobre nós para que possamos ser mais autênticos. E essa sutil pressão pode vir por trás de dificuldades, obstáculos, doenças, que nos fazem olhar para nossa vida e o modo como temos vivido. A partir daí podemos fazer escolhas: continuar acreditando na permanência de nossas cópias, ou acreditar que somos seres em mutação e podemos mudar e criar cópias autenticas que refletem quem somos dentro de nós mesmos.

Há vários meios e aliados que podemos recorrer nesse processo de nos re-criarmos. E buscar uma visão holística e ecológica é importante. O autoconhecimento também pode ser feito de diferentes maneiras, seguindo diferentes métodos ou áreas da vida. É só escolher! Escolher os companheiros e aliados temporários de nossa jornada. 

Download do artigo
Autor: Juliene Lemos De Macedo


Artigos Relacionados


Obvia Mente

A Fonte

Filosofia De Bar

Estresse Do Enfermeiro Em Ambiente Hospitalar

Ser Mineiro

O Príncipe

Envelhecer