Construção do pensamento - psicologia multifocal



O homem é um todo integral e indivisível”. Platão

 A construção do pensamento faz o homem sair da indescritível solidão da inconsciência existencial, em que o tudo e o nada são a mesma coisa, e se torna um ser pensante, um ser inteligente, um ser que tem consciência de si mesmo e do outro que o circunda. CURY, 2006.

 O estado emocional ( como estou), em um dado momento existencial, determina a quantidade e a qualidade das janelas abertas, podendo até contrair a abertura destas janelas. Há uma dança de janelas que ocorre a partir da qualidade das emoções, propiciando um aumento da capacidade intelectual. É preciso abrir as fronteiras de conflito para que se possa ter acesso a outras janelas e fazer com que o eu torne-se protagonistas da sua própria historia.

O ambiente da memória (o que sou) esta em continuo processo evolutivo, por isso a personalidade esta sempre em um processo de evolução. Quanto mais informações forem incorporadas, mais se expandira a base da memória, propiciando quantidade e qualidade na cadeia de pensamento.

Outro ambiente capaz de influenciar a construção do pensamento é o social (onde estou). Ele é capaz de interferir no estado emocional e no grau de abertura das janelas da memória e consequentemente na construção da cadeia de pensamentos.

 Sendo ser biopsicossocial o homem deve ser visto como um todo, portanto, além de sofrer interferências do estado emocional, da memória intrapsiquica e do ambiente social na produção do pensamento, ele sofre, ainda, interferências do ambiente metabólico cerebral, este interfere no processo de construção do pensamento devido a deficiência de neurotransmissores (serotonina), levando a depressão e outros processos metabólicos (infecção, hipotiroidismo...). Podendo impossibilitar a correção de rotas levando a erros repetitivos e dificultando o processo de construção de pensamentos.

 Um mesmo observador diante de um mesmo objeto pode ter interpretações distintas em dois momentos distintos, isto acontece devido à variação do ambiente. Portanto, nos bastidores da mente humana, o processo de interpretação sofre influencia de várias variáveis, que nos leva a produzir pensamentos distintos diante dos mesmos estímulos e objetos.

 

Somos micro e macro distintos a cada momento existencial.

Download do artigo
Autor: Clecilene Gomes Carvalho


Artigos Relacionados


A ConstruÇÃo Do Pensamento EcolÓgico Para O Despertar Da Cidadania

A Construção Do Projeto Político-pedagógico

Idade Emocional - Psicologia Multifocal

A Arte Da Duvida E Da Critica - Psicologia Multifocal

Memória - Psicologia Multifocal

Crise Na Formação De Pensadores - Psicologia Multifocal

Projeto "aprendendo A Conviver"