A gestão empresarial e sua influência na gestão educacional: uma síntese



A GESTÃO EMPRESARIAL E SUA INFLUÊNCIA NA GESTÃO EDUCACIONAL: UMA SÍNTESE[1]

Bôbiana Mescouto Alves

Pós-Graduado em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP-EC.

[email protected]

Sob orientação da Profa Dra em Psicologia da Educação Marinalva Imaculada Cuzin

[email protected] 

Resumo: O gestor administrativo de uma instituição escolar deve ter consciência de quais processos educativos favoreceram o sistema educacional atualmente vigente. A pesquisa busca dentro das escolas pedagógicas, e de sua construção histórica, encontrar ramificações das escolas administrativas que decorreram a partir da revolução industrial, associando-as de forma a encontrar semelhanças e paralelos entre estas que constituíram e constituem o pensamento da sociedade atual dentro do sistema educacional, considerando que o mesmo tornou-se produto do sistema capitalista de ensino. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa que busca encontrar pontos positivos e negativos desta associação.

Palavras-chave: teorias da educação; Gestão escolar; Teorias da administração; tecnicismo. 

Introdução 

No decorrer da história as correntes pedagógicas do Brasil tomaram diferentes rumos, de acordo com a ideologia política que regia a educação, em determinado período da história. Podemos verificar que essas constantes mudanças de paradigmas e dos conceitos educacionais do país, tornaram a gestão educacional um fator primordial para que a mesma fosse praticada coerentemente ou não.

Sabemos que as mudanças na sociedade são refletidas diretamente nas ideologias educativas e vice versa. Podemos verificar que com a ascensão da revolução industrial, a educação foi regida pelas necessidades estabelecidas pelo mercado de trabalho, sendo este direcionado pelo capitalismo.  A partir de então vivenciamos uma série de mudanças na gestão educacional tendo como modelo a gestão administrativa.

As mudanças nas políticas, a implantação da constituição, e a implantação da LDB trouxeram significativas mudanças para a educação no Brasil, que trouxeram grandes resultados, sendo estes verificados na atualidade em comparação ao que ocorria há poucas décadas atrás.

Estas mudanças, dentro de uma perspectiva positiva, são bem visíveis em escolas particulares em que os prédios e as instalações são modernos, oferecendo além do ensino atividades como lazer e diversão para atrair diversos alunos e pais, como verdadeiros clientes em busca do melhor “negócio” educativo. Enquanto isso, por outro lado, existem ainda muitas escolas públicas com prédios verdadeiramente depredados, porém oferecendo aos de pouco privilégios o mesmo produto: educação.

Diante deste quadro sabemos que por mais elegante e moderna que possa ser uma escola particular, sua política é regida pela Secretaria de Ensino que em geral coordena todas as escolas (de um determinado bairro) em um mesmo “sistema de ensino” que é instituído por nosso governo, baseado nas leis que regem a nossa LDB. Apesar de que esse sistema, não impede de as escolas particulares apresentarem anualmente alunos muito mais desenvolvidos cognitivamente e academicamente do que a maioria de ensino público. Muitos gestores estão de acordo de que as adaptações feitas pelas escolas particulares em aderir aos métodos administrativos, tem trazido seus diferenciais relevantes tanto no aprimoramento cognitivo como financeiro para diversas redes de ensino (particulares) no país.

O intuito de nossa pesquisa é estabelecer conexões da gestão administrativa com as filosofias educacionais vigentes em cada momento histórico apresentado buscando ressaltar a influência que a educação exercia na sociedade, demonstrando como a história apresenta a inserção paulatinamente de novos conceitos administrativos adotados pelas empresas.

Mostraremos dentro deste contexto as influencias que cada teoria administrativa exerceu na sociedade e conseqüentemente nas instituições e organizações educacionais vigentes, apresentando os pontos positivos e negativos para as escolas.

Analisaremos como estas mudanças modificaram e  afetaram os valores morais, éticos e educativos em função de objetivos financeiros. Buscaremos em pesquisas bibliográficas as vantagens e desvantagens desta associação em valores educativos e morais tanto para os alunos, professores e no contexto geral para o crescimento da instituição educacional.

Nesta pesquisa vamos percorrer algumas correntes pedagógicas que transmitiram em seu núcleo a filosofia vigente da sociedade e que contribuíram em grande parte para as mudanças das correntes pedagógicas de nossas instituições educacionais.

Download do artigo
Autor:


Artigos Relacionados


Gestão Democrática Nas Escolas Públicas: Um Breve Estudo Sobre O Estado Do Amapá.

Dificuldades De Implantação E Implementação Da Educação Inclusiva No Brasil

A Gestão Educacional E A Organização Aprendente

A InterrelaÇÃo Entre A GestÃo Ambiental E A GestÃo Educacional Na Contemporaneidade

A Importância Do Linux Educacional Na Vida Escolar

Monografia / Tcc - Educação Básica: O Desinteresse Dos Alunos Pelo Ensino Formal.

A ParticipaÇao Popular AtravÉs Dos Conselhos Na GestÃo E ImplantaÇÃo Das Politicas Sociais