Games 2dD's para dispositivos mobile desenvolvidos em Flash Lite



1. Introdução

Completamente integrado ao cotidiano das pessoas, principalmente nos grandes centros urbanos, o telefone celular vem se tornando cada vez mais um “bem” indispensável no dia a dia da população.

            Segundo a Anatel no final de fevereiro, o total de assinantes de telefonia celular no Brasil chegou a 207,5 milhões, um aumento de 1,18% em relação a janeiro. Só nos dois primeiros meses do ano, foram registradas 4,6 milhões de novas habilitações (REVISTA ÉPOCA, 2011).

            Podemos dizer então que o celular mudou definitivamente conceitos de espaço, tempo, mobilidade, lar e indivíduo e transformou o consumidor em um alvo em constante movimento (JUNIOR, 2006).

            Os aparelhos celulares deixaram de ser usados somente para efetuar e receber ligações passando a ser um dispositivo indispensável para quem procura diversão e entretenimento, pois são muitos os aplicativos voltados para essas áreas, podemos citar como exemplo os games. Segundo Wikipédia (2009), game é um jogo eletrônico no qual o jogador interage com imagens enviadas a um dispositivo que as exibe geralmente uma televisão ou um monitor.

            Os jogos para celulares têm seu inicio, no final da década de 90 com o surgimento do Snake (Cobra), introduzido pela Nokia em seus aparelhos. Essa brincadeira tornou-se popular nos dias de hoje, podemos citar alguns fatores que contribuíram para o crescimento dos games: a disseminação de aparelhos em nosso país e o avanço dos meios para comercializar o conteúdo, ou seja, a compra de jogos através do próprio telefone. Podemos falar que o setor aprendeu a jogar no mesmo time dos acontecimentos tecnológicos. Acompanhando a significativa evolução de hardware dos aparelhos, produzindo jogos cada vez mais complexos, com melhor qualidade de imagem, maior espaço em memória, maior entretenimento, etc. (EQUIPE VIVA SEM FIO, 2007).

            Os games podem ser usados alem de entretenimento e diversão, mais também em diversas outras vantagens, como na área da publicidade usando os jogos para fazer propaganda de marcas.

            Hoje em dia as empresas entram em parcerias com o intuito de ganhar mercado e popularidade, com isso pode ser criado, jogos voltados exclusivamente para a propaganda dessas marcas (ROSA et.al, 2006).

            A importância da criação de um game eletrônico para a sociedade globalizada vai muito alem da simples sensação de entretenimento proporcionada aos jogadores (ALMEIDA et.al, 2007).

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Autor: Ivanir De Freitas Júnior


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