Pessoa com deficiência: romper a desigualdade no ensino regular



1 Introdução

    Apesar da existência dos direitos da pessoa com deficiência no âmbito escolar, a realidade demonstra que existe ainda um longo caminho a ser pecorrido em busca de uma melhor educação básica para a pessoa com deficiência, fato esse observado, durante a vivencia proporcionada pelo campo de estagio curricular na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE – Caicó/RN.

    Falando especificamente sobre os direitos, destaca – se a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, art.58 – Entende – se por educação especial, para os efeitos desta lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.

     Apesar da lei existente, foi observado em diagnostico social, a importância desta ser cumprida de forma correta, dando subsídios para o desenvolvimento do projeto de intervenção que teve como objetivo principal: Aprimorar e treinar profissionais que atuam na educação das pessoas com deficiência; proporcionar um conjunto de atividades teórico – pratica buscando assim a melhor dedicação dos profissionais no ensino regular das crianças e adolescentes que recebem atendimento na APAE.

      Ao refletir sobre a experiência, fundamentadas por uma base bibliográfica, foi possível a construção deste artigo, que supõe uma reflexão sobre que atitude deve – se adotar diante da questão social existente na instituição com a legislação brasileira que normatiza e ampara crianças ou adolescentes com deficiência.

      O texto que segue busca subsídios teóricos para efetivação dos direitos da pessoa com deficiência no ensino regular. Sabe – se que a questão abordada e aprofundada nesta pesquisa não objetiva trazer resposta completar ou solução definitiva, mas tentar desmitificar o problema existente. 

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Autor: Naara Mariz Sena


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