Educação à distância nos dias atuais e as mídias digitais



Em tempos de Netbook, Notebook, iPad, Smartphone, Tablet, iPod, iPhone, e acesso a internet quase gratuito no celular, as pessoas ou a grande maioria das pessoas, ainda usam esses meios de comunicação em uma quantidade de tempo “absurda” para acessar redes sociais, ver fotos, baixar músicas, vídeos, enfim, a grande “utilidade” é o entretenimento, mesmo que seja só por instantes ou em algum momento do dia. Quantas pessoas estão online 24 horas no facebook? E no orkut, meebo, ebuddy, msn, twitter e outros mais. Com que frequência se lê jornais, notícias e as atualidades? E quantas vezes usuários acessam o orkut semanalmente ou até mesmo diariamente?

Raramente as pessoas acessam um curso online de EAD no intervalo do trabalho, no celular,no ipad, geralmente estão acessando músicas, jogos, vídeos, fotos. Mas a EAD ainda tem muito que explorar em relação aos recursos educacionais.

A Web 2.0 surgiu e veio com força total, a cada dia ganha novos recursos, onde os principais seriam  redes sociais. Isso nos faz pensar no porquê de tanto sucesso. Seria a ausência de algo que é preenchida com instantes de acesso e contato com a rotina alheia. Ou mesmo o fato de chegar à conclusão de que todos têm algo incomum. Todos têm fotos de comemorações, de amigos, de familiares, enfim, sendo assim a internet seria apenas um conforto para o caos urbano e para o cotidiano. Essa nova linguagem de utilização global da internet estaria mudando conceitos, acessos e comportamentos na web.

Mas com o passar do tempo será que toda essa “euforia digital” passará? E os usuários verão a internet com outros olhos? A fim de acessar outras possibilidades, usar o celular, o e-mail, o netbook também para estudar, utilizando esses acessos também para a educação à distância.

A Educação a distância ainda não atingiu ”25%” do que poderia atingir. A internet oferece muitos meios, muitas mídias e tem uma quantidade infinita de acessos. Basta tentar converter esses acessos também para a educação, gerar mais interesse e mais possibilidades de uso. Tornar a EAD mais acessível e mais atrativa em um mundo virtual que possui inúmeros tipos de interações. A EAD deve ser tão interativa quanto às redes sociais. Mas, não pode deixar de ter seus principais objetivos e conteúdos bem claros: a informação, o estudo, a pesquisa, a formação de cidadãos e de seres humanos conscientes de seu papel real e virtual na sociedade.

É importante ressaltar que as tecnologias dos softwares devem acompanhar a evolução dos equipamentos, como por exemplo o Android, que é um sistema operacional móvel, o sistema Ovi, que é usado nos aparelhos Nokia. Sistemas para cursos de EAD aplicados às novas tecnologias, como por exemplo, os tablets, que já são usados por algumas universidades. É necessário ampliar esta discussão para que as novas tecnologias consigam atender aos objetivos educacionais e necessidades de utilização, ou seja, trabalhar em um ambiente de EAD a partir das várias mídias digitais sem problemas de compatibilidade com hardware e software.

As mídias digitais podem ser utilizadas em qualquer área de ensino presencial ou à distância. Por exemplo, fazer a divisão de grupos por temas, para pesquisar usando a internet com Google, youtube, imagens, fotos para elaboração de trabalhos. De acordo com o conteúdo que cada professor julgar importante, utilizar-se-ia os recursos da melhor forma para a compreensão do item abordado. Trabalhar em grupo, com textos, vídeos, imagens, recursos do Office, MP3 pode tornar o tema mais interessante e proveitoso. Cabe ao professor orientar toda dinâmica do trabalho.

Atualmente os alunos vêem a internet mais como meio de acesso as redes sociais. Quando questionados sobre o uso da internet, a maioria tem como resposta imediata: MSN e Orkut. O trabalho do professor é expandir a questão do uso da internet para outros tipos de utilização, voltadas para o ensino e aprendizagem escolar. E futuramente ensino e aprendizagem no ambiente de trabalho, criando uma cultura de pesquisa e de estudo através da internet.

Temos muitas possibilidades para o uso das tecnologias, não só na EAD, mas também em sala de aula. A EAD vem para explorar cada vez mais todos esses recursos tecnológicos, que também podem ser adaptados e, eventualmente, aplicados em sala. E com toda a velocidade da evolução tecnológica, a educação a distância só tende a melhorar usufruindo dos recursos, que até então não tinham esse objetivo específico.

Download do artigo
Autor:


Artigos Relacionados


Docência Do Ensino Superior E A Educação à Distância

As Possibilidades Que As Novas Tecnologias E A EducaÇÃo...

Vantagem E Desvantagem Da EducaÇÃo A Distancia No Ensino Superior

Ler É Ter O Mundo Em Suas MÃos

A FormaÇÃo Do Professor De CiÊncias E Biologia Para A UtilizaÇÃo Dos Recursos TecnolÓgicos Na Sala De Aula

Educação à Distância No âmbito Universitário: Um Estudo Realizado Junto Aos Docentes E Discentes Da Faculdade Paraíso Em Juazeiro Do Norte – Ce

A Ead E O Papel Do Professor Como Mediador De Ensino