Gestão organizacional em tempo de mudanças



 Gestão Organizacional - Mudanças

São muitas as mudanças que estão acontecendo no mundo organizacional. Devido ao mercado altamente competitivo no qual estamos inseridos, essas mudanças ocorrem com mais rapidez a cada dia. Tecnologia avançada, informatização, concorrência (direta e indireta), clientes cada vez mais informados e conseqüentemente mais exigentes são alguns dos exemplos dessas mudanças. A consciência ambiental também é um dos fatores de mudanças no mundo organizacional. As empresas que se preocupam com a responsabilidade social têm conquistado espaço considerável no mercado. 

As organizações almejam seu destaque no mercado na qual atuam. Mas isso não é uma tarefa fácil. Para isso deve estar preparada ou até mesmo à frente das mudanças que acontecem ao seu redor.

Os consumidores hoje em dia têm facilidades nas informações e buscam não somente qualidade em seus produtos e serviços adquiridos, mas sim, um diferencial. Para que uma empresa se destaque no mercado ela deve estar atenta às necessidades e buscar a satisfação de seus clientes, e para isso manter-se atualizado é fundamental, devem buscar a melhoria continua em seus processos e produtos e inovar sempre, pois é isso que atrai os clientes para o consumo.

Mediante a essas diversidades, o papel do gestor é principalmente manter-se informado, capacitado, buscando conhecimento no segmento ao qual atua. Ser um facilitador para sua empresa, conhecer, motivar e orientar sua equipe, estipular objetivos e metas bem definidas e claras.

O gestor precisa estar atento ao cenário na qual sua empresa atua e aos fatores externos e internos. Para que possa buscar soluções inovadoras e excelência nos resultados. 

Um gestor deve além de ter conhecimento técnico específico, deve ter habilidade para lidar com pessoas.

Com a existência de novas tecnologias e serviços, as empresas necessitam adequar-se a uma nova realidade, onde o conhecimento torna-se um recurso econômico muito mais especial do que a matéria-prima, e muitas vezes mais do que o capital econômico. Neste aspecto, pode-se calcular a importância das pessoas nas organizações. O capital intelectual é fundamental para o crescimento da empresa, e é papel do gestor formar os profissionais e reter esses talentos.

Na era da informação, o recurso mais importante deixou de ser o capital financeiro para ser o capital intelectual, baseado no conhecimento. O valor de mercado das organizações não depende mais apenas do seu valor patrimonial físico, mas principalmente do seu capital intelectual

O gestor deve contribuir para a eficácia organizacional ajudando a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão, proporcionar competitividade à organização, proporcionar à empresa pessoas treinadas e motivadas, aumentar a auto-realização e a satisfação das pessoas no trabalho, desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho, administrar e impulsionar a mudança mantendo políticas éticas e comportamento socialmente responsável.


Autor: Cristiani Borba De Souza


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