Geometria e história dos sólidos platônicos




RESUMO
Este trabalho será efetuado em três etapas, onde na primeira procuraremos investigar os "por quês" de tanto medo tanto por parte dos professores, quanto por parte dos alunos em trabalhar geometria na sala de aula, ainda na primeira etapa faremos algumas pesquisas e estudos para situar no tempo e no espaço fatos históricos importantes ligados a Geometria. Na segunda etapa, trabalharemos alguns conteúdos provenientes dos livros didáticos e algumas construções, bem como a realização de atividades. Na terceira e última etapa procuraremos desenvolver alguns mecanismos avaliativos acerca do trabalho até então realizado.
Para atingirmos nossos objetivos iremos trabalhar com desenhos de diversas vistas, se possível utilizaremos dois softwares: o geogebra e polypro, ambos relacionados a geometria de maneira geral. Este trabalho será desenvolvido totalmente de maneira interdisciplinar e daremos ênfase a História da Matemática no processo de significação e estudo dos sólidos de Platão bem como de outros conteúdos pertinentes. Bem como procuraremos empregar nos textos das atividades uma linguagem clara que possibilite os alunos a se apropriarem dos conceitos aqui trabalhados de forma prazerosa e simples, para tanto nestes textos usaremos palavras que fazem parte do vocabulário dos alunos para os quais as atividades serão direcionadas, atendendo assim o fato de todo texto didático ser produzido por alguém e para alguém, ou seja, todo autor produz algo intencional para um leitor, e ambos trocam de papéis no processo de elaboração destes textos, a esse respeito cito Bakhtin (1929), o qual diz que: "na realidade, toda palavra comporta duas faces.
Ela é determinada tanto pelo fato de que procede de alguém, como pelo fato de que se dirige para alguém" (p. 113). (...) Ele também esclarece: "Para a palavra (e, por conseguinte para o homem) nada é mais terrível que a irresponsividade (a falta de resposta)" (p.383).
Com base no exposto acima e, em particular nas palavras de Bakhtin, entendo que quaisquer texto seja ele didático ou não se faz imprescindível a condição da existência de quem o produz e para quem se produz.

Download do artigo
Autor: Sérgio Ferreira Da Silva


Artigos Relacionados


Interdisciplinaridade E Contextualização No Ensino De Geometria: O Número De Ouro E A Divina Proporção

Cosmologia (dinâmica Do Universo)

Projeto De Geometria

21 Teoremas De ZorrÃo

Barema Para Anáse Do Livro Didático Ensino Fundamental

Afro-descendente Nos Livros Didáticos De História.

A Fonte