Monitoramento de implantação de logística integrada, resultados aparentes?



 INTRODUÇÃO: 

A termologia Logística, define-se segundo a ASLOG, (Associação Brasileira de Logística):

“...logística é a parte sistêmica de otimização do fluxo de materiais e informações de uma organização. Integra duas ou mais atividades gerenciais e operacionais, planejando, implementando e controlando o fluxo eficiente de materiais e informações, do ponto de origem ao ponto de destino,com propósito de adequá-los as necessidades dos fornecedores e clientes”...

O termo logístico tem suas origens nas forças armadas, com a aquisição, manutenção e transportes de todos os recursos, materiais e pessoal, necessários para cumprir a missão.

As funções que integram a tarefa logística são reconhecidas há muito tempo, porem a atividade logística como atividade integrada somente foi reconhecida nos últimos vinte anos.

Em sua retrospectiva histórica, a logística se desenvolveu em algumas fases, compreendido a fase 1 como o período de1950 a1964. Suas principais características são: disponibilidade de produtos com capacidade reduzida de distribuição, onde os concorrentes vendiam de tudo, sem a especialização de produtos. Havia nesta época, a pressão por baixar custos, porem os sistemas de contabilidade não era projetados para medir os custos decorrentes da distribuição física dos produtos.

A Fase 2, que compreende o período de1965 a1979, é caracterizado pela  implicação de receita & serviços aos clientes, pois a distribuição física dos materiais geraram novas demandas,  originando a necessidade de  gerenciar materiais. Começa-se a expansão tecnologia e a abertura de mercado internacional.

A fase 3, compreende  o período de 1980 ate 2009. O fluxo de material integra-se sinergicamente, desde sua aquisição ate a transformação em produtos finais aos usuários, denominados clientes. A principal função da logística, busca em suas vertentes, criar vantagens competitivas a empresa.

Para Michel Porter,em Vantagem Competitiva, 1985, “um negocio é lucrativo se o valor que cria supera os custos do desempenho de suas atividades de valor...”. Para tanto, a logística integrada enfatiza a interligação das Atividades de Apoio, englobando  a infra-estrutura, sendo os ativos que a empresa disponibiliza.

Neste ínterim, há a integração com as particularidades envoltas na administração da logística, tais como:

  • Desenvolvimento da tecnologia – As maquinas e todo suporte tecnológico para a execução precisa, ágil e rápida das informações e da comunicação.
  • Operações: fabricação, montagem, teste e manutenção do produto.
  • Logística de saída.
  • Fiscal – todas as documentações de entrada do produto.
  • Logística de entrada – Movimentações, inspeções, separação e centralização numa CD (centro de distribuição).
  • Logística de saída – processamento de pedidos e entrega.
  • Fiscal – todas as documentações de saída do produto.
  • Serviços – Pós - venda, peças sobressalentes, logística reversa, controle de qualidade dos produtos,
  • Seguros de cargas, deslocamento, intermodalidade.
  • Operações de armazéns, locais onde se alocam produtos para posterior distribuição.    
Download do artigo
Autor: Eliel Lemes


Artigos Relacionados


A Tecnologia Da InformaÇÃo Associada À GestÃo Da LogÍstica Corporativa

LogÍstica Interna – ReorganizaÇÃo De Processos

A Logística Como Arma Da Competitividade

Logística Integrada E Seus Processos.

Referência Na Logística No Brasil: Aspectos E Caracteristicas

A Logística Ferroviária Em Goiás

Logística E Just-in-time