Relatório de estágio supervisionado em pedagogia: educação infantil
1. INTRODUÇÃO
O presente estágio no Ensino de Educação Infantil, tem como objetivo, conhecer na prática as particularidades da sala de aula com crianças nessa modalidade de ensino.
Realizei o estágio com observação detalhada das relações entre educadores, educandos, gestores e demais funcionários envolvidos no processo de ensino-aprendizagem das quatro turmas do Ensino Infantil da Associação Cultural Comunitária Santa Emília.
O Ensino de Educação Infantil, atualmente, adquiriu nova dimensão, com a democratização do ensino e os objetivos de uma escola para todos, implantação do Ensino Fundamental de nove anos, as famílias se apoderando cada vez mais da importância da escolarização e as crianças chegando à escola se alfabetizando em um contexto das novas tecnologias, sociedade do conhecimento globalizado e programas de apoio as comunidades com maior grau de vulnerabilidade social.
A cada movimento social percebemos que para educar, precisamos de uma rede de suportes que vá além dos esforços para alfabetização e letramento.
A Educação Infantil (principalmente), deve ser um compromisso de todos, digo, não deve ser responsabilidade somente da escola, deve ser compartilhada com a família.
É a socialização das responsabilidades que pode fazer a diferença no processo de desenvolvimento escolar do educando, que tem por base a Educação Infantil.
O Ensino de Educação Infantil como fase primeira da formação da criança após o fundamento da formação familiar, marca a interação da criança aprendiz com novas descobertas para a vida, isso requer que sejam atendidas em ambiente apropriadas e profissionais bem preparadas (os).
Um desafio que tratarei com detalhes sobre uma escola da periferia da Cidade de Guarulhos em São Paulo, a qual funciona através de um convênio entre a Prefeitura e uma Associação Comunitária de um bairro desprovido das mínimas condições de sociabilidade digna para a pessoa humana.