Rio Amazonas



Hipótese: O rio amazonas é esquecido, sem nenhum cuidado. As autoridades do Estado, não criam métodos ou políticas que viabilizem a saúde e dê uma boa qualidade as águas do rio.   

INTRODUÇÃO 

As relações históricas entre cidades e os rios na Amazônia, apresenta uma forte dimensão geográfica responsável por expressar material e simbolicamente em suas paisagens e em seus espaços concebidos, vivido e percebido (Lefebvre, 1974) determinadas particularidades construídas através de uma multiplicidade de usos e de formas de apropriações relacionadas às necessidades de produção econômica e de expressões sociais com fortes apelos culturais ligados associados ou não as singularidades locais e as particularidades regionais. (p.9) Quando pensamos em cidade, pensamos em um conglomerado de casas, com luz elétrica água encanada etc. logo então esta cidade deve ter saneamento básico e ruas pavimentadas, tudo pensado e elaborado para o cidadão, prédios e centros comerciais, que visam o abastecimento e dá sentido ao termo “cidade”. Assim como outras cidades da grande Amazônia brasileira que estão banhadas por rios como, por exemplo, Belém do Pará que fica as margens da baia do guajará, e Santana no Estado do Amapá, que é banhada pelo rio amazonas, existe também Macapá que usufrui e é abastecida pelo uso do rio amazonas, e tem sua formação aliada a existência deste, que  hora dar sentido à cidade, enquanto no mesmo momento é desprezado pelos poderes constituído politicamente,e que não dão o devido tratamento àquele que sacia a sede da população,e é a principal via de acesso para os sujeitos históricos,que o utilizam como um elo,para a comercialização de produtos.Assim como grandes empresas o usam para escoamento de suas produções minerais oriunda de municípios deste Estado.

Aos olhos dos viajantes deste tempo,a embocadura do rio Amazonas foi de uma natureza surpreendente,admirável,diferente na conformação hidrográfico,no relevo,vegetação de outras paisagens do vale do Amazonas.(ROSA ACEVEDO.P,35 Nas terras do cabo Norte,Flavio Santos Gomes,org.) 

O primeiro momento desta análise perpassa pela contribuição que o rio tem e/ou teve para o surgimento da vila de Macapá, e posterior a cidade. .A questão do abastecimento é também um objeto de pesquisa, e análise feita pela historiadora, Nírvea Ravena  que aborda a temática, dentro de uma perspectiva a mostrar como se desenvolveu essas relações em um período colonial,focando Macapá e vilas circum vizinhas,entre tanto no século XVIII.Para mim não obstante trabalhar a questão,do rio amazonas mas atrelado a esta temática está o abastecer,e principalmente de água, o liquido tão indispensável à vida.

Download do artigo
Autor: Weldenberg Costa


Artigos Relacionados


Sem Comentário...

Fatboy Slim

Disfarce

Organização Das Paisagens Do Estado Do Ceará

Dois Em Um

Pequeno Engraxate

Crime De Amor...