Cochilando...



Texto Base: Mt 25: 1 – 5;

“(1) ENTÃO o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. (2) E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. (3) As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. (4) Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. (5) E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.”

 Introdução

- Nos últimos quatro dias de vida, Cristo está enfatizando em seus discursos a Morte, Ressurreição e a Volta gloriosa do Filho do Homem;

- Jesus já havia proferido inúmeras Parábolas e Mensagens que traduziam isto neste curto espaço de tempo. E apesar d’Ele ser bem enfático em seus discursos, os discípulos que O acompanhavam não compreendia - NO;

- As dúvidas pairavam em suas mentes, assim como as nossas... Contudo, hoje nos será revelado sobre este tempo a partir das mesmas mensagens proferidas nestes últimos quatro dias;

 I – O Princípio das Dores

- Num dos primeiros discursos, Jesus pontuou o cenário/clima mundial que a Terra viveria naqueles dias. E identificando de maneira mais profunda as circunstâncias da Vinda do Senhor Jesus, se deparamos com as semelhanças referentes aos dias de hoje, ao nosso cotidiano;

 “(6) E ouvireis de guerras e de rumores de guerras¹; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. (7) Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes², e terremotos³, em vários lugares. (8) Mas todas essas coisas são o princípio das dores (Mt 24: 6 – 8);”

1. Conflitos entre nações no Oriente Médio, faíscas entre as Coréias, ataques terroristas espalhados no Mundo, as manchetes do dia sugerem que estamos em contagem regressiva para a Guerra.

2. H1N1. Segundo a OMS, 207 países e territórios notificaram casos confirmados laboratorialmente de gripe suína, incluindo pelo menos 8.768 óbitos.Como a doença se espalhou amplamente, alguns países pararam de contar casos individuais, principalmente aqueles que apresentam sintomas leves, de modo que a OMS agora só divulga o total de óbitos.

3. Recentemente ocorreu um Sismo no Haiti. Foi um terremoto catastrófico que teve seu epicentro a de 25 km da capital haitiana, Porto Príncipe. Na terça-feira, 12 de janeiro de 2010.  O abalo alcançou a magnitude 7,0 na escala Richiter. A situação humanitária do país, o mais pobre das Américas, é caótica. Pelo menos 200 mil pessoas morreram, 300 mil ficaram feridas, 4 mil foram amputadas. Há um milhão de desabrigados.

- E ainda enumerando os sintomas desse período, o texto base nos deixa bem claro mais uma característica importante daquele tempo, talvez, a mais importante;

E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram (Mt 25: 5);”

II – O Cochilo

- A Igreja atual dorme ininterruptamente...

E TARDANDO O NOIVO, COCHILARAM TODAS, E DORMIRAM. “Jesus enfatizou que o Noivo iria demorar. Note que tanto as virgens insensatas como as prudentes “cochilaram todas”. Sua Vinda se dará exatamente neste momento (Pagliarin, Juanribe – O Evangelho Reunido)”.

- Dorme em todos os sentidos: Numa Religiosidade desenfreada, pela falta de fé e nas exigências (pressa) do cotidiano.

- No Evangelho de Lucas, 17, Jesus enfatiza ainda mais sobre esse problema: “(26) E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do Homem. (27) Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e consumiu a todos.”

COMIAM, BEBIAM, CASAVAM E DAVAM-SE EM CASAMENTO. Nenhuma atividade espiritual. E muitos planos para o futuro. (Pagliarin, Juanribe – O Evangelho Reunido)”.

ATÉ O DIA EM QUE NOÉ ENTROU NA ARCA... NO DIA EM LÓ SAIU DE SODOMA. Jesus deixou claro que, enquanto Noé e Ló permaneceram entre o povo, o Mal não veio. Assim também será nos Últimos Dias: enquanto os salvos estiverem no Mundo, nada acontecerá à Humanidade. Por isso os salvos são o sal da Terra. Mas, esta situação só permanecerá até o dia em que eles forem arrebatados. (Pagliarin, Juanribe – O Evangelho Reunido)”.

“(28) Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam. (29) Mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre, consumindo a todos. (30) Assim será no dia em que o Filho do Homem se há de manifestar (Lc 17: 28 – 30);”

- A Igreja precisa ACORDAR para tais Palavras proferidas por Cristo, e NÓS também!

 “(6) Mas, à meia-noite, ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo! Saí-lhe ao encontro! (7) Então, todas aquelas virgens se levantaram e prepararam as suas lâmpadas. (8) E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. (9) Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós; ide, antes, aos que o vendem e comprai-o para vós. (10) E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. (11) E, depois, chegaram também às outras virgens, dizendo: Senhor, senhor, abre-nos a porta! (12) E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. (13) Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir (Mt 25: 6 – 13);”

- Nós (v. 13) devemos estar preparados, pois não sabemos nem o dia e hora da vinda do Mestre. Entretanto, Jesus começou a sua frase com a ordem, “Vigiai”. O desafio que o Senhor nos dá é para que aguardemos constante e avidamente por sua volta. Portanto, nosso dever é duplo: devemos nos preparar para a sua chegada, de modo que o Senhor receba uma noiva “sem mácula, nem ruga” e “fazer negócios” até Ele retornar, de modo que o Reino de Deus seja preservado e prolongado na Terra;

Conclusão

- Nestes últimos dias a apregoação do Evangelho deve ser o nosso maior objetivo;

- Pois, a palavra Salvação encontra-se nos três tempos verbais – passado, presente e futuro. Fomos salvos (justificação) quando confiamos pela primeira vez em Cristo: estamos sendo salvos (santificação) à medida que o Espírito Santo continua a realizar suas obras em nós; e ainda seremos salvos (glorificação) quando compartilhamos do triunfo final do Senhor;

- Pois, naquele dia, estarão reunidos todos para o casamento que acontecerá nos céus. De fora estarão os rebeldes, os idólatras, os prostitutos, cães, os feiticeiros, os impuros e os assassinos. Mas, nós os justos viveremos participaremos desta festa.

- Os anjos do Senhor serão por testemunha, convidados para a Boda do Cordeiro, e o Noivo, ansiosamente estará aguardando a chegada da Noiva. E esta noiva representa a Igreja, que deve estar pura, casta, sem mancha, sem mácula, sem erros, lavando as suas vestes no Sangue do Cordeiro.

- Quando o pastor faz o apelo, o mesmo acontece na Igreja, um ensaio, afinal, as coisas antigas são somente sombra das coisas futuras.

“Convertei-vos, ó filhos rebeldes, diz o SENHOR; porque eu vos desposarei e vos tomarei, a um de uma cidade e a dois de uma geração; e vos levarei a Sião (Jr 3: 14);”

“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos (At 4: 12):”

- Quando você aceita o Senhor Jesus como teu ÚNICO, SUFICIENTE, EXCLUSIVO E ETERNO SALVADOR, você transporta-se para o dia do Casamento, não seremos apenas testemunhas, mas também integrantes desta linda festa.

Download do artigo
Autor: Amauri Alves


Artigos Relacionados


Ja Ta Na Hora

15 De Outubro

A Destinação Da Sabedoria

Poesia

Mulher Ii

Inexplicável

Minha InfÂncia