A escrita como ferramenta tecnológica em tempos de internet



Compreende-se que o ensino da Língua Portuguesa deve dar condições aos alunos de adquirirem conhecimentos que os tornem capazes de progredir e que tal progresso lhes dê garantia de uma releitura mais critica da realidade. Os alunos consideram a Língua Portuguesa bastante difícil entre as disciplinas do currículo escolar, e por isso, recorrem a uma habilidade que os levam a se comunicarem da forma como eles melhor se encaixam, que é através da internet. É nela que eles se desprendem das regras gramaticais, que são estabelecidas pelos gramáticos, negando toda uma cultura linguística já retida por eles. O aluno, através da leitura e da escrita, se apropria de informações que irão contribuir para a construção do seu conhecimento. Os alunos, ao chegarem ao Ensino Fundamental e Médio, apresentam desinteresse pela leitura, comprovam os teóricos. O hábito da leitura é um processo contínuo que deve ser iniciado antes de a criança frequentar a escola; só assim, ela poderá ser um meio de aquisição de cultura e não algo obrigatório. É fundamental que seja desenvolvida uma prática de leitura desde as séries iniciais, possibilitando ao aluno a formação do gosto pela leitura e pela escrita. Pretende-se, aqui, refletir sobre o surgimento da escrita até a era digital e as possíveis contribuições dessa nova tecnologia, envolvendo alunos do Ensino Fundamental e Médio, proporcionando-lhes um maior contato com materiais diversos de leitura.
Palavras-chave: Leitura. Escrita. Habilidades. Era Digital. Cultura.

Download do artigo
Autor: Neudiran Gonçalves Nunes


Artigos Relacionados


Ler É Ter O Mundo Em Suas MÃos

Leitura E Escrita: Um Estudo De Caso Nas SÉries Iniciais De 1ª A 4ª No Ensino Fundamental Em Itaberaba

Como Os Pcns De LÍngua Portuguesa Abordam O Trabalho De Leitura .

Leitura E Letramento

Letramento Digital: Novas Práticas De Leitura E Escrita

A Crise Da Leitura Na Escola

Avaliação Da Aprendizagem Escolar Abordando Leitura E Escrita