Prevenção do câncer de mama e colo uterino atuação de graduandas de enfermagem.



 

RUFINO, Silmara Moreira Alves. 1

SANTOS, Jéssika Sousa. 2

SOUZA, Francisca Girlene Lima. 3

OHARA, Elisabete C. Chapina (Profº. Orientador).4

 

Introdução: Nas últimas décadas, com as modificações demográficas, socioeconômicas e sanitárias no Brasil, houve uma diminuição de doenças infecciosas e parasitárias e um aumento das doenças crônico-degenerativas, principalmente as cardiovasculares e os vários tipos de carcinoma.  O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres; as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas no Brasil. Já o câncer de colo uterino, com 500 mil casos novos por ano no mundo, é o segundo tipo mais comum entre as mulheres. Medidas preventivas devem ser intensificadas, visando à diminuição da exposição aos fatores de risco conhecidos (como o hábito de fumar, doenças sexualmente transmissíveis, hábitos alimentares inadequados, sedentarismo, etc.). Visto que a prevenção primária dessas neoplasias ainda não é totalmente possível devido à variação dos fatores de risco e às características genéticas que estão envolvidas na sua etiologia. (INCA, 2007).  Objetivo: Promover a conscientização, prevenção e promoção da saúde através da ação educativa. População: Mulheres com idade igual ou superior a 40 anos "envelhecentes”. Local: Projeto realizado em 10 de Outubro de 2008 em Clínica Escola vinculado ao Ensino Superior. Metodologia: O presente estudo é do tipo qualitativo-descritivo a partir de um relato de experiência. Optamos pela realização de uma oficina educativa, como estratégia que possibilita a troca de experiências e interação entre população. A oficina educativa de acordo com Chiesa e Veríssimo (2001) é uma estratégia utilizada com a finalidade emancipatória e crítica que busca resgatar a espontaneidade e promover a participação e interação grupal. Resultados: A oportunidade de promover uma ação educativa é enriquecedora. O sentimento de capacidade se faz presente quando, ao abordar o tema, as pessoas presentes participam, esclarecem as dúvidas, se expõem, revelando experiências que enobrecem o trabalho e sua compreensão da palestra. Observa-se a interação das pessoas, a alegria e atenção, alguns participantes já atualizados com a sua saúde e interessados em novos conhecimentos. Considerações Finais: Há uma sensação de produtividade e agradabilidade em estar com essas mulheres e poder orientá-las quanto à manutenção de sua saúde, e o retorno positivo proporciona o interesse em elaborar novas ações educativas. Surpreendemo-nos com o fato de que, sempre que houver junção de um usuário com um profissional da saúde, haverá a necessidade da informação e de acolhimento individual e coletivo resultando em ações; que significam o encontro entre as necessidades e os processos de intervenções.

Referências:

BARE, B.G; GARCIA, M.; SUDDARTH, D.S. Brunner Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica. 11 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.

 

OHARA, E.C.C. Saúde da Família: Considerações Teóricas e Aplicabilidade. São Paulo: Martinari, 2008.

 

CHIESA, A.M.; VERÍSSIMO, M.D.L.O.R. A Educação em Saúde na Prática do PSF. Manual de Enfermagem. In: Instituto Para o Desenvolvimento da Saúde. Ministério Da Saúde. Brasília, 2001.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer / INCA. Rio de Janeiro, 1996-2009. Disponível em: http://www.inca.gov.br. Acesso em: 14 fev. 2009.

 

1 Aluna do 7º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Santa Marcelina Unidade Itaquera; e-mail: [email protected];

2 Aluna do 7º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Santa Marcelina Unidade Itaquera.

3 Aluna do 7º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Santa Marcelina Unidade Itaquera.

4 Enfermeira, Mestre em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), especialista em Educação em Saúde, Saúde da Família e Obstetrícia, docente da Faculdade Santa Marcelina (FASM).e-mail:[email protected]; São Paulo – SP.


Autor: Silmara M A Rufino


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