A inclusão do idoso no discurso sobre responsabilidade social dos bancos



O discurso socialmente responsável das organizações tem sido uma estratégia de comunicação para atrair públicos mais exigentes e críticos em relação aos problemas sociais. Investir nessa comunicação social mostra que a empresa se preocupa com aquilo que está ao seu redor, o que reflete na sua imagem diante da sociedade favorecendo a reputação desta instituição.

Os bancos, o tipo de instituição escolhida para este estudo, apesar de carregarem a imagem ruim de priorizarem o lucro com os “juros e taxas abusivas”, tentam passar a preocupação social com projetos de esportes, cultura, educação e meio ambiente. Incluir os idosos neste discurso socialmente responsável pode ser mais um diferencial de um banco diante do tratamento de seus clientes. Além disso, mostra que essas empresas têm preocupações futuras, antecipando-se diante de mudanças que o nosso país está sujeito com o aumento de expectativa de vida, por exemplo.

O crescimento populacional de pessoas acima de 65 anos no Brasil é significativo, e todos aqueles que contribuíram para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e chegam a se aposentar, têm o direito de receber o benefício financeiro por meio de um banco. Apesar de não precisarem ser correntistas, é um público que está todos os meses nas agências com uma renda fixa, até o fim da vida, capaz de aderir a empréstimos, cartões de crédito, produtos e serviços.  

Porém, os bancos não têm apresentado no seu discurso organizacional algo que atraia mais este público. Na maioria das propagandas institucionais, por exemplo, este público não é representado ou quando há uma figura representativa é agregado a características jovens, o que nem sempre condiz com a realidade. A fim de comprovar esta hipótese, este artigo realizou uma pesquisa qualitativa, com idosos aposentados, para avaliação de duas propagandas vinculadas na TV de um banco público e um privado.

Este artigo quer mostrar a importância da inclusão do idoso no discurso de responsabilidade social bancária. A responsabilidade social seria a forma mais imediata e de impacto para incluir o idoso no discurso bancário, que além de atrair mais este cliente também conquistaria aqueles demais preocupados com as questões sociais. 

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Autor: Ane Cristine Da Silva


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