Biocombustíveis – importância da inclusão e contextualização do tema na matriz curricular de química no ensino médio



1 INTRODUÇÃO

A sociedade urbana e industrial está se desenvolvendo com grande intensidade. Nos dias atuais, faz-se indispensável uma visão de crescimento atrelada a princípios de sustentabilidade. Preocupar-se com sustentabilidade é pensar em métodos de gerar mudanças que não degradam o meio ambiente e os meios sociais.
Para Bermam (2002), as fontes alternativas são meios viáveis para os problemas energéticos do mundo, visto que são economicamente transitáveis. Uma das principais fontes provenientes de métodos alternativos são os biocombustíveis, que geram energia, produzindo trabalho.
Devido aos bens que esse tipo de combustível promove, faz-se mister trazer esse tema para o ambiente educacional. Levando em consideração que o professor é um formador de opiniões, cabe ao mesmo explanar os conteúdos que estão envolvidos com o meio socioeconômico no qual o aluno está inserido. Essa iniciativa contribui para a formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade.
A temática biocombustível é explanada de forma extremamente sucinta em sala de aula e os benefícios da implantação desse tipo de energia acabam por passar despercebidos na aprendizagem discente, pois constitui-se em um tema amplo que pode envolver, facilmente, discussões relativas à geografia, história, economia, política, química, entre outros. Dessa maneira, o docente pode trabalhar a realidade social, através da contextualização dos conteúdos, realizando um trabalho interdisciplinar.
O Brasil é um dos países que apresenta maior potencial para conduzir a fabricação de bioenergia no mundo. A grande área territorial congregada às categorias geoclimáticas adequadas atribui ao país expressivos benefícios.
Conforme Werneck (2009) o biocombustível pode ser produzido a partir de fontes renováveis como a cana de açúcar, o milho, o arroz, o trigo e oleaginosas em geral, constituindo-se uma fonte de energia muito menos poluente que os combustíveis fósseis utilizados atualmente, provenientes do petróleo e seus derivados.3 De acordo com Doti & Guerra (2008) os biocombustíveis fazem parte de políticas públicas implantadas na sociedade, se tratando de um projeto de governo que diz respeito ao cotidiano atual, como forma de lidar com uma sociedade capitalista, industrial e urbana como o Brasil.
O país já mostrou que pode desenvolver a produção do álcool combustível devido às grandes áreas produtoras de cana de açúcar. Vale ressaltar, porém, que existem algumas dificuldades com relação à política nacional do álcool, em especial na administração de preços. No entanto, o biocombustível, pode se tornar uma alternativa viável para uma futura substituição do petróleo.
Diante disso, o assunto biocombustível é sugerido como um dos temas indispensáveis que o professor deve levar para os seus alunos como contextualização dos assuntos de Química em sala de aula, já que é um dos conteúdos mais debatidos na sociedade e encontra-se aliado à abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade).
Conforme Muenchen et.al (2007, p.343) Entre as questões atuais associadas à Ciência e Tecnologia, encontra-se a temática biocombustíveis, a qual necessita ser abordada sob diferentes enfoques, incluindo aspectos associados à problemática energética e ambiental.
Tomando como ponto de partida a relevância da temática biocombustíveis e a necessidade de trabalhá-la de forma adequada e contextual, visando a promoção de uma aprendizagem significativamente proveitosa, fez-se necessário realizar uma pesquisa, objetivando mostrar a realidade escolar acerca desse conteúdo.
A partir dos dados obtidos, pôde-se apresentar uma metodologia capaz de propor aos professores e educandos um aprendizado expressivo no contexto dos biocombustíveis. Além disso, foi possível verificar a importância de incluir esse tema na matriz curricular dos estudantes do ensino médio, possibilitando ampliar os conteúdos relacionados que os envolve.

Download do artigo
Autor: Elber Ricardo Alves Dos Santos


Artigos Relacionados


Fontes De Energia No Brasil E No Mundo E Suas Consequências No Meio Ambiente

O Processo De Transição Do Ensino Médio Para O Ensino Superior

Interdisciplinaridade E Contextualização No Ensino De Geometria: O Número De Ouro E A Divina Proporção

O Laboratório E O Ensino De Química: Importância Como Recurso Pedagógico

Transposição Didática: Divergências De Metodologia

A Interdisciplinaridade Como Um Movimento Articulador No Processo Ensino-aprendizagem

Educação Inclusiva