Afetividade, Um Reflexo Em Sala De Aula



O "sim só tem valor para quem conhece o não"

IÇAMI TIBA.

Na educação dita moderna são esquecidos a importância do "não". Esse, para por limites que hoje vemos que a maioria das crianças não possui, em conseqüência disso se tornam adolescentes rebeldes e descompromissados com seu papel na sociedade.

Mas, para alguns pais "moderninhos" o "não" não é uma palavra fácil de dizer, pois vivem na correria do dia-dia e ao chegarem em casa para tentarem suprir a carência de seus filhos o enchem com "lembrancinhas", o "sim" se torna mais freqüentes e o justificam dizendo que pelo menos tentam dar-lher algo que eles querem. Segundo Içami Tiba (2002), "para que a criança se sinta amada incondicionalmente, é necessário, acima de tudo, que seja respeitada", por tanto, o dizer "sim" freqüentemente não havendo a oportunidade da criança expressar o seu descontentamento e analisando suas atitudes referente ao "não" recebido é ao meu ver um desrespeito para com a formação de caráter e responsabilidade.

Na escola percebe-se o reflexo da ausência do "não", pois encontramos crianças que não tem limites, não respeitam a figura do professor e seus colegas de classe. Na linguagem estudantil dizemos que este individuo é o chamado "filhinho de papai", cheio de vontades e desejos, não aceita a rejeição, perder competições nem pensar e tudo aquilo que for de encontro com suas idéias é inadmissível.

O que se discute aqui é o reflexo da questão afetiva em sala de aula. Ate que ponto os limites devem ser benéficos para a criança e o que essa questão interfere na vida do educando.

O amor, carinho, respeito são e sempre serão as formas necessárias para se evidenciar uma educação mais presente, sempre deixando a criança vivenciar o valor do "não" e do "sim", pois dessa forma teremos em classe pessoas que respeitam e demonstram interesse pela educação de um modo geral.

TIBA, Içami. Quem ama, educa. São Paulo: Editora Gente, 2002.


Autor: Patrícia Resque


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