Tecendo reflexões sobre educação a distância



IFRN-UAB

Curso de Pós-Graduação lato senso em Língua Portuguesa e Matemática numa Perspectiva Transdisciplinar

Polo de Luís Gomes

Aluna: Maria das Graças de Abrantes

Tecendo reflexões acerca da Educação a Distância

Maria das Graças de Abrantes*

O presente texto tem o propósito de ressaltar e confirmar a importância da modalidade de Educação a Distância para os sujeitos contemporâneos. Para fundamentar teoricamente essa discussão lanço mão de algumas afirmações de Moran (2000).

A proposta de oferta da Educação a Distância é uma resposta a demanda de cursos de boa qualidade para um público alvo que não tenha condições de tempo e espaço para freqüentar cursos na modalidade presencial. Dessa forma, essa área de ensino contribui de forma positiva para amenizar problemas educacionais.

Sua característica principal é a comunicação entre professor e aluno mediada por meios tecnológicos. As tradicionais salas de aula são substituídas por ambientes virtuais, privilegiando assim o acesso ao conhecimento. Em relação ao papel do professor nessa modalidade de ensino Moran (2000, p.2) afirma que:

O papel do professor se amplia significativamente: do informador, que dita conteúdos, se transforma em orientador de aprendizagem, em gerenciador de pesquisa e comunicação, dentro e fora da sala de aula, de um processo que caminha para ser semipresencial, aproveitando o melhor do que podemos fazer na sala de aula e no ambiente virtual.

A partir do que o autor disse pode-se inferir que nesse novo modelo educacional pautado na tecnologia e na mediação virtual, o professor adquire um caráter de facilitador do conhecimento. Com isso, o aluno ganha mais autonomia e responsabilidade para gerenciar sua aprendizagem. Como bem lembra Perrenoud uma das habilidades do profissional moderno é saber administrar sua formação.

Como aluna da Educação a Distância posso dar testemunho da boa qualidade da EAD. Esse alternativo educacional veio com o intuito de democratizar o conhecimento e acabar com a exclusão social e proporcionar uma inclusão digital. Assegurada pelo artigo 80 da LDB 9394/96, essa área do conhecimento tem permitido que o aluno seja de fato o sujeito da aprendizagem como queriam Freire, Dewey, Piaget e outros adeptos da escola nova.

*Graduada em Pedgogia pela UFCG.Professora de Educação Infantil

Em meio a dúvidas, preconceitos e questionamentos a Educação a Distancia vem ganhando espaço no contexto educacional brasileiro e dar total ênfase a formação de professores. É uma excelente forma de nós, profissionais docentes, reelaborarmos e consolidarmos nossos saberes, para cada vez mais nos consubstanciarmos como seres inconclusos e eternos aprendizes. A dimensão do valor da EAD para alunos a nível regional e mundial é ímpar, uma maneira moderna e confiável de construir conhecimentos.

REFERÊNCIA

Moran,José Manuel. Educação Inovadora na Sociedade da Informação. In:WWW.eca.usp.br/prof/moran

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Autor: Maria Das Graças De Abrantes


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