Desenvolvimento organizacional e os desafios do século XXI



 

2011/2 - FARGS

24 de Outubro – Unidade Zona Norte

Desenvolvimento organizacional e os desafios do século XXI

 

Monique Fernandes

Professor: Dilo Daniel

 

 

Introdução

 

                 Através deste texto buscamos o entendimento e o que significado do desenvolvimento organizacional, o porquê é tão importante na vida das empresas, seus desafios que permeiam o século XXI, o qual nos fornece o entendimento a respeito deste tema.

Resumo

            O desenvolvimento organizacional surgiu em função de haver mudanças no Mundo das organizações em função da inadequação das estruturas convencionais a essas novas circunstâncias que surgem dia a dia. 

           Ampliou a área que atuação assim tomando a organização como um todo e assumindo como forma de abordagem sistêmica.

             O desenvolvimento organizacional apresenta novos conceitos de organização, de cultura e de mudança organizacional dentro de pressupostos da teoria comportamental.

           O desenvolvimento organizacional é uma das alternativas democráticas e participativas para a renovação e inovação das organizações.

 

Fundamentação teórica

       Segundo Idalberto Chiavenato (2002), o desenvolvimento organizacional surgiu em função de haver mudanças no Mundo das organizações ao qual foi também em função da inadequação das estruturas convencionais a essas novas circunstâncias que surgem dia a dia.

      Tendo como origem na teoria comportamental e nos consultores de dinâmica de grupo e comportamento organizacional.

          Ampliou a área que atuação assim tomando a organização como um todo e assumindo como forma de abordagem sistêmica. Passou a assemelhar-se a teoria administrativa. O desenvolvimento organizacional apresenta novos conceitos de organização, de cultura e de mudança organizacional dentro de pressupostos da teoria comportamental.

        O processo de desenvolvimento organizacional é constituído basicamente por três etapas:

•             Colheita de dados;

•             Diagnóstico organizacional;

•             Ação de intervenção.

 

Com uma variedade de técnicas para o relacionamento interpessoal, grupal, intergrupal e organizacional tais como: treinamento da sensitividade, análise transacional, consultoria de processos, desenvolvimento de equipes, reuniões de confrontação, tratamento de conflito intergrupal e suprimento de informação.

O desenvolvimento organizacional é uma das alternativas democráticas e participativas para a renovação e inovação das organizações.

Imagem acima: Ilustra Modelo de Desenvolvimento Organizacional.

 

Conclusão:

 

        Após o levantamento de referências teóricas entendemos que Desenvolvimento Organizacional veio como meio de visualizar a organização como um todo e desta maneira que poderemos verificar qual a melhor maneira de melhorar a eficácia tendo como mediador o desenvolvimento organizacional para que essas mudanças sejam realizadas de forma construtivas e não destrutivas, pois hoje sabemos que muito mais fácil manter uma empresa no mercado, tentando o máximo manter ela bem sucedida do que fechar uma empresa que tem muito mais burocracia, tempo, dinheiro e fica somente o desgaste que acaba causando muita incomodação.

         Por sua vez as mudanças foram feitas para que possamos aprimorar aquilo que na organização não está sendo conduzindo com sua maior dedicação, ou seja, se não houver mudanças poderá gerar problemas, por exemplo, a falta de equipe que não esteja focada no mercado que hoje tem uma rápida rotatividade de forma de pensamento, agilidade acaba se torna um risco para a não execução e a realização das metas e de objetivos almejados no planejamento antecipadamente realizado, verificar qual o tipo de público a empresa quer atingir, a forma como atender as expectativas de seus clientes que cada vez mais se tornam exigentes perante as inovações cada vez mais crescentes, como ter um atendimento com rapidez sem erros, a forma de treinamento que deverá ser realizado com a equipe que vai conduzir a ação, o planejamento bem estudado, coleta de dados são importantes para a base do planejamento que é o ponto de partida para sabermos prós e contras do mercado cada vez mais competitivo.

    Precisamos executar maneiras em que a adaptação seja executada com a sua totalidade, devemos pensar por todos os lados, todos os caminhos para que não haja erros ou grandes problemas futuros.

         Com os vários desafios que permeiam o século XXI muitos falam sobre o desenvolvimento organizacional ao qual já mencionamos acima que visa mudanças. Então a partir desta nova forma de visão ajuda a focar nas melhorias da organização em questão, principalmente na diferenciação de atitudes e formas de competição, ao qual são importantes e imprescindíveis para a organização saiba visualizar e solucionar os problemas, ou adaptá-los conforme houver as mudanças que vem surgindo dia a dia. 

         Mas antes de verificarmos quais as mudanças que deveremos ter de realizar as mudanças, assim para que possamos desafiar os próprios desafios, e enfrentá-los sem medo somente desta forma teremos condições de enfrentar os grandes desafios que permeiam nossa vida, devemos ter em mente que a base de tudo e sabermos interagir com os desafios, aprender com eles em busca do crescimento holístico, e que poderemos realizar as mudanças de caminhos novos para trilhar com eficiência e eficácia o desenvolvimento organizacional.

         A educação hoje é à base de tudo, se as futuras crianças têm a base solidificada com a máxima certeza serão adultos curiosos, desafiadores, inquietos e transformadores, de querer aprender a pensar e não repetir o conhecimento que já existe. Instigar e vivenciar o conhecimento traga não só oportunidades como novos conhecimentos ao mundo das organizações, mas como ainda mais conhecimento na sua própria vida. Melhorar a educação é o melhor forma de se viver, sem elas não poderemos ir em busca do novo, do impossível, podemos nos tornar únicos, diferente, capazes de atingir o inatingível, a educação jamais poderá sair da mente das pessoas, e a ferramenta principal na nossa vida é os nossos mestres, os nossos professores.

      Ao realizar este artigo, foi a forma mais pragmática de colocar minhas visões sobre o Mundo organizacional, suas dificuldades, a idéia de através das organizações termos um melhor. Atingindo o objetivo proposto com o artigo.

 

REFERÊNCIA

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. – Ed. Compactada, 7.ed.- São Paulo: Atlas, 2002.

 

 


Autor:


Artigos Relacionados


Cultura Organizacional

As Empresas Do Ramo Segurador Saem Favorecidas Se Investirem Na Implementação Da Gestão Do Conhecimento!

A Emergência Do Pensamento Complexo Nas Organizações

Integralização Organizacional

Cultura Organizacional: Estudo De Caso Em Uma Empresa De Geração De Energia Elétrica Localizada No Interior De Goiás

A Influência Do Gerenciamento Da Rotina Na Cultura Organizacional

Teoria Da Contigência