Budistas de alto paraíso participam da santa missa



Budistas de Alto Paraíso participam da Santa Missa encerrando o Mês Missionário: fortalecer o diálogo inter-religioso

            Em Outubro, mês missionário, todo o mundo ganhou com o diálogo inter-religioso. No “site” ZENIT.org de notícias cristãs foi noticiado sobre o Frei José Rodríguez Carballo que é hoje anfitrião do encontro de Assis. O evento recorda a reunião inter-religiosa e ecumênica sem precedentes promovida por João Paulo II há 25 anos, para pedir a Deus pela paz no mundo, lembrando igualmente o audaz impulso crente de São Francisco, ao visitar o sultão para falar de paz, no século XIII.

            Bento XVI foi recebido na cidade de São Francisco pelo Frei Carballo, ministro geral da Ordem dos Frades Menores. O ministro geral fez declarações para jornal espanhol “La Razón”, publicada em outubro, afirma que "hoje, mais que nunca, é urgente abrir novas vias de diálogo com outros cristãos, com crentes de outras religiões e pessoas de boa vontade”.

            Carballo nega o perigo do sincretismo, porque os cristãos estão convencidos de que "a paz, como a verdade, tem um nome: Jesus Cristo. O encontro de Assis não pode ser interpretado como um encontro sincretista. João Paulo II convocou aquele primeiro encontro convidando todos os líderes religiosos com um objetivo: mostrar que o diálogo com base na experiência religiosa é possível. Quando São Francisco, em 1219, se apresentou ao sultão Melek el Kamil, ele o fez como um crente em Cristo. Por sua vez, o sultão se apresentou como um seguidor do Islã. Foi o encontro de dois crentes e isso tornou possível o diálogo".

            Muito bonito também foi o que fez – por ocasião do Deepavali 2011, que muitos hinduístas celebrarão neste 26 de outubro—, o Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso enviou a mensagem Cristãos e hinduístas: unidos na promoção da liberdade religiosa. A festa do Deepavali, ou “fila de lâmpadas de azeite”, se baseia simbolicamente numa antiga mitologia e representa a vitória da verdade sobre a mentira, da luz sobre as trevas, da vida sobre a morte e do bem sobre o mal. A mensagem exortou os hinduístas: Unamo-nos na promoção da liberdade religiosa como responsabilidade compartilhada, pedindo aos líderes das nações que não ignorem a dimensão religiosa da pessoa humana”.

            Em Alto Paraiso de Goiás realizamos um trabalho Missionário muito peculiar. No final do mês passado, recebemos na Santa Missa 18 Budistas por ocasião do aniversário de 82 anos de dona Célia Gonçalves, uma paroquiana que mora na comunidade Budista Matri Sadan “Morada da Mãe Divina”.

            Todos os Domingos dois ou mais traz nossa fiel para a Santa Missa. Neste dia esteve presente a dirigente fundadora, a Senhora Grauben, a qual estava muito emocionada. Ao final da Celebração oferecemos um boque de flor para dona Célia e chocolate aos nossos irmãos budistas. Um deles agradeceu pela acolhida e disse que estava muito feliz por aquele momento.

          Na primeira leitura da liturgia de Domingo, caro leitor, nós fomos interrogados: “Acaso não fomos criados por um único Deus?” (Ml 2,10) e o Evangelho sintetizou dizendo: “todos vós sois irmãos” (Mt 23,8). Deste modo, este Mês Missionário (outubro) deve levar-nos a fortalecer o diálogo inter-religioso com os olhos voltados para a Palavra de Deus.

Joacir Soares d’Abadia, padre, filósofo autor de 5 livros.

 


Autor: Joacir Soares D'Abadia


Artigos Relacionados


A Doutrina De Cristo

Uso Racional De Medicamentos

O Ter E O Ser Se Coadunam?

Aprendizados Bíblicos Sobre A Oração (parte 7 De 7)

O Brasil Para Cristo

O Casamento Do Dízimo E Da Oferta Bíblica

Intimidade Com O Divino