A interação entre a escola e a família: um problema iminente e desafiador



A interação entre a família e a escola está cada vez mais difícil e estremecida. É preciso que aconteça algo especial na escola para que a unidade consiga reunir os pais num mesmo evento. E isso não deveria ser desta forma, é necessários entender que a família é peça fundamental no processo de ensino no qual os filhos estão inseridos. Os pais estão fugindo da responsabilidade de oferecer a educação familiar para os seus filhos, e desta forma, a escola está renunciando sua função principal, que é para com a educação escolar, e entrando nas questões familiares. O histórico da relação familiar com a escola mostra que ela vem se desvirtuando com o passar dos anos, e tende a se fragilizar cada vez mais. As Associações de Pais e Mestres (APM’s) dantes tão fortes em relação às escolas, hoje praticamente não existem mais, e as que existem não tem nenhuma força significativa nas ações da unidade de ensino. A relação família / escola pode acontecer de quatro formas distintas: relação burocrático-formal, relação tutelar, relação pragmático-utilitária e a relação participativa e democrática. É quase unânime entre os educadores que a escola precisa ser democrática, mas ela jamais será se os pais não participarem mais ativamente das tomadas de decisões inerentes à escola. Foi realizado também um estudo de campo para confrontar com a realidade indiciada nos estudos teóricos.

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Autor: Adelmo Luiz Rodrigues Filho


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