A infância em suas variadas facetas



Introdução 

                Em meio a tantas dificuldades, hoje o conceito de infância distancia-se qualitativamente daquele que orientou o trabalho nas primeiras creches e pré-escolas. Nos séculos XVI e XVII, compreendia-se a infância como um período de transição para a fase adulta. A criança era vista filosoficamente e pedagogicamente como um adulto em miniatura e a antecipação das vivências típicas da fase adulta, somente contribuíam para ultrapassar com maior rapidez esse período. Nas creches e pré-escolas, em sua origem, predominava o caráter assistencialista, muito mais voltado ao cuidar do que ao educar. Os resultados de pesquisas nas áreas de Psicologia, Sociologia, História e Neurociência foram, pouco a pouco, indicando novos caminhos para a Educação Infantil, na medida em que desenvolvimento infantil, infância e ensino-aprendizagem, passaram a ser vistos com um novo olhar. Hoje a perspectiva da Educação Infantil é voltada à formação integral da criança...

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Autor: José Windson Brito Da Silva


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