Existe futuro para as publicações para tablets?



Quando The Daily, um jornal com uma edição exclusiva para iPads, confirmou no final de Setembro que seu número leitores é de apenas 120 mil por semana, sendo apenas 80 mil os assinantes que pagam US$0,99 por semana e 40 mil os leitores ocasionais aproveitando as duas semanas de assinatura gratuita, muitos céticos questionaram o futuro das publicações exclusivas para Tablet pcs. Alguns pessimistas as condenaram a um futuro não muito preciso e com pouco potencial econômico, e há quem concorde com eles, uma vez que estes números estão bem abaixo da meta de 500 mil assinantes estabelecida pela News International.

No entanto, antes de nos anteciparmos  e dizermos que estas publicações serão um fracasso, é necessário levar em conta que o The Daily é um aplicativo disponível apenas para iPad. Embora o tablet da Apple tenha uma grande parcela do mercado, outras empresas estão fazendo um grande esforço para o desenvolvimento de dispositivos similares. Portanto, antes de se fazer qualquer previsão, é necessário esperar, já que uma versão para Androide está chegando e parte do conteúdo já começou ser publicado no Facebook.

 Leitores preferem mais os tablets do que publicações em papel

 Para julgar o futuro dos jornais e revistas para os computadores tablet a opinião do público também é um fator relevante. Em um estudo realizado pela Axel Springer, a maior editora na Alemanha, descobriu-se que os usuários de tablets leem este tipo de publicação de maneira mais intensiva do que usuários de laptops. De fato, 52% estão mais propensos a interagir com o conteúdo  assim como com a publicidade. Além disso, 62% disseram que acham ser mais divertido ler em seu tablet ou Smartphone do que no papel, mostrando que a demanda existe. Outro fato interessante mostra que depois de comprarem seu tablet, os usuários tendem a gastar cerca de € 100 por ano em aplicativos, mostrando que eles estão dispostos gastar com produtos adicionais.

O destino de publicações para tablets não é tão ruim quanto pensamos e ainda esta longe de estar selado. Parece que seu futuro não está no número de assinantes, mas sim na qualidade do conteúdo, algo que inevitavelmente atrairá audiência, e na maneira como pode-se usar isso para atrair publicidade.

O potencial da distribuição de informação através de dispositivos móveis é muito grande, e cada vez mais agora que mais e mais usuários possuem Tablets e Smartphones.  Não é nenhuma surpresa que editoras se interessem em encontrar uma maneira para tirar proveito de um mercado destinado a atrair cada vez mais o público.

 

 

 

 

 

 


Autor:


Artigos Relacionados


Hp Lançará Tablet Voltado Para O Ambiente De Negócios

Como Eu Faço Para Imprimir Com Meu Tablet?

Comprar Na Amazon O Kindle

Apps Para Pagamentos: Menos Obstáculos Na Hora De Gastar

Conheça O Nexus 7: O Tablet Do Google

Adobe Divulga Gastos Com Publicidade Digital

Confira Os Aplicativos Ios E Android Para Conferir As Novidades Dos Cinemas