A importância do lúdico na educação infantil
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade refletir sobre a importância das brincadeiras e dos brinquedos nas práticas educativas da educação infantil. Percebe-se que os educadores da atualidade utilizam-se do lúdico na educação infantil, pois compreendem que, ao separar o mundo adulto do infantil, e ao diferenciar o trabalho da brincadeira, a humanidade observou a importância do brincar no desenvolvimento da criança. Os efeitos do brincar são investigados pelos pesquisadores que consideram a ação lúdica como metacomunicação, ou seja, a possibilidade da criança compreender o pensamento e a linguagem do outro. Portanto, o brincar implica uma relação cognitiva e representa a potencialidade para interferir no desenvolvimento infantil, além de ser um instrumento para a construção do conhecimento do aluno.
Brincar é fonte de lazer, mas, é, simultaneamente, fonte de conhecimento. É esta dupla natureza do brincar que nos leva a considerá-lo parte integrante da atividade educativa. Além de possibilitar o exercício daquilo que é próprio no processo de desenvolvimento e aprendizagem, brincar é uma situação na qual a criança estabelece significados, sendo caminho, tanto para a assimilação dos papéis sociais e compreensão das relações afetivas que ocorrem em seu meio, como para a construção do conhecimento.
O jogo e a brincadeira são situações nas quais a criança realiza, constrói e se apropria de conhecimentos das mais diversas ordens. Eles possibilitam, igualmente, a construção de categorias e a ampliação dos conceitos das várias áreas do conhecimento. Neste aspecto, o brincar assume papel didático e pode ser explorado no processo educativo