Implantação do sistema de gestão ambiental (iso 14000) em usinas hidrelétricas



1- INTRODUÇÃO

Não há, ainda, formas conhecidas de gerar energia na quantidade exigida pelos atuais níveis de desenvolvimento, sem provocar prejuízos socioambientais.
Não obstante, a energia elétrica, uma vez gerada, é limpa, invisível, sem resíduos e contaminantes.
A produção da energia elétrica é feita predominantemente pela transformação da energia mecânica, empregando processos hidráulicos. São esses sistemas geradores que devem ser estudados em seus efeitos sobre as pessoas e a natureza sob prisma dos princípios do desenvolvimento sustentado.
Nessa perspectiva, é necessário atuar de modo a CONTROLAR OS ASPECTOS AMBIENTAIS - evitando-os, minorando-os, revertendo-os ou compensando-os - e, simultaneamente, viabilizar a implantação do Sistema de Gestão Ambiental, melhorando assim o desempenho ambiental de uma USINA HIDRELÉTICA (UHE).
Para tanto, pressupõe-se o compromisso com a implementação das medidas propostas; com o cumprimento da legislação pertinente e das demais exigências constantes do processo; com a garantia, ao público interessado (indivíduos/instituições/sociedade), do acesso às informações/decisões e da transparência na execução das ações propostas.

Download do artigo
Autor: Marco Canedo


Artigos Relacionados


Programa De EducaÇÃo Ambiental (pea)

Busca Pela Excelência

Sem Comentário...

Promovendo A Educação Ambiental Através Do Estudo Da Energia Solar Fotovoltaica

CertificaÇÃo Digital

Dificuldades De Implantação E Implementação Da Educação Inclusiva No Brasil

Fatboy Slim