A informática como instrumento de intervenção pedagógica em crianças com dislexia
A INFORMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM CRIANÇAS COM DISLEXIA
As críticas com relação a incapacidade de compreensão e leitura permeiam a fala e preocupação de inúmeros professores de diferentes disciplinas, na medida que a capacidade de leitura e compreensão influenciam qualquer área. Podemos afirmar que tal capacidade pode ser influenciada por inúmeros fatores, dentre eles, psicológicos, socioeconômicos, motivação, lesões, uma série de distúrbios, e entre tantos outros a dislexia.
A dislexia, pode ser determinada como um distúrbio de aprendizagem que afeta a aprendizagem de leitura, que é um instrumento cultural que dá acesso a outros conhecimentos e desenvolve outras capacidades, diagnosticada somente se a criança portadora tiver inteligência normal.
Os disléxicos apresentam capacidade intelectual normal e uma compreensão auditiva do que escutam muito superior à sua linguagem escrita, mas sua compreensão fonológica é muito inferior ao seu nível intelectual, não conseguem converter símbolos gráficos em seus fonemas correspondentes.
No trabalho com professores e alunos de escola publicas tem-se verificado a dificuldade em trabalhar as dificuldades e distúrbios de aprendizagem no que tangem a capacidade de leitura e escrita, dentre os distúrbios quando diagnosticados corretamente, encontra-se a dislexia.
A informática, na medida que desenvolve inúmeras capacidades e inclusive, é um atrativo, e um meio motivador, traz inúmeros softwares capazes de despertar a capacidade de cognição e a percepção visual, de que o disléxico necessita para desenvolver, mesmo que de forma mais lente, a capacidade de leitura e escrita.
A apresentação de softwares capazes de estimular as capacidades necessárias aos disléxicos, traz aos psicopedagogos e professores uma alternativa de trabalho e um instrumento de intervenção psicopedagogica para lidar com tal distúrbio, contribuindo para a melhoria de ensino dos portadores de dislexia.
Diagnosticada a dislexia, a informática surge no trabalho escolar psicopedagógico como um facilitador da construção do conhecimento pelo disléxico e do seu desenvolvimento como pessoa, consciente das suas dificuldades mas, principalmente, reconhecendo sua possibilidades e fazendo pleno uso delas.
A informática é a “ciência que visa ao tratamento da informação através do uso de equipamentos e procedimentos da área de processamento de dados” (FERREIRA-1986) como instrumento de intervenção psicopedagógica em crianças com dislexia, possibilita o desenvolvimentos do sujeito, unindo corpo-mente-emoção, estimula a percepção, uma das funções neuropsicomotoras de base, condicionadora da função simbólica envolvendo diferentes aspectos: discriminação e memória auditiva e visual, memória, coordenação viso-motora, ativação dos dois membros cerebrais, orientação espaço temporal, controle de movimentos e a cognição, dificuldade essencial encontrada no disléxicos.