Avaliação da aprendizagem sob uma nova perspectiva



A prática da avaliação da aprendizagem atualmente reflete o modelo de sociedade dominante, baseada no autoritarismo. Longe de estarem a serviço da democracia, as práticas avaliativas nas escolas resumem-se em exames, onde são aferidos valores numéricos. A escola que deveria contribuir com a transformação social, acaba reproduzindo a sociedade, com práticas avaliativas que perdem seu objetivo principal que é diagnosticar, servindo apenas como fim e não como meio. Analisando o contexto histórico social em que se deu as práticas avaliativas, percebe-se que ela é um erro histórico, e durante a formação de professores essa concepção histórica se reafirma, concretizando-se na atuação profissional. As escolas precisam cumprir o seu verdadeiro papel de contribuir com a transformação social, devendo considerar a avaliação como forma de contribuir com a aprendizagem, servindo de parâmetro para reavaliar a atuação profissional, melhorando a qualidade de ensino oferecida.

Palavras - chaves: Avaliação, Diagnóstico, Transformação, Mudança, Reflexão.

Download do artigo
Autor: Ariadne Bernabé Dias Araujo


Artigos Relacionados


Processos Avaliativos No Ensino Superior Uma Abordagem Reflexiva.

Avaliação Da Aprendizagem Escolar Abordando Leitura E Escrita

Critérios De Avaliação No Processo De Ensino Aprendizagem Escolar Dos Professores Do 1° Ano Do Ensino Fundamental

Educação Inclusiva

Avaliação De Desempenho Em Sistemas De Computação

Ensaio: O Que é Ensino Aprendizagem Motora?

Conhecendo O Papel Do Professor No Processo Ensino Aprendizagem